Artigos

MAIS ALGUNS LIVROS DE FICÇÃO PRÉ-HISTÓRICA

ESPECIAIS/VE FICÇÃO PRÉ-HISTÓRICA

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data04/10/2024
fonte

O volume de publicações no gênero é bem grande, e aqui apresentamos apenas algumas opções, deixando de lado a imensa quantidade de obras voltadas para público infantil e juvenil.

 

A MORTE DE ODJIGH (La Mort d’Odjigh, 1892)

Marcel Schwob.
Conto do escritor francês publicado na coletânea O Rei da Máscara de Ouro e Outras Novelas Fantásticas. A história se passa na Era do Gelo com a humanidade está muito próxima da extinção, e segue a aventura do caçador Odjigh, que sente que tem uma missão sagrada, dirigindo-se ao norte para salvar o mundo do gelo que ameaça a vida de todos.


LA FIN D’UN MONDE (1925)

Claude Anet.

(Alfred A. Knopf/ 1927).

Pseudônimo do suíço Jean Schopfer. Segundo John Clute, o livro descreve a destruição cultural de um povo da Era do Gelo por uma cultura mais avançada. Os humanos primitivos vinham vivendo suas vidas de forma simples, centrando suas atividades em torno da presença das renas que, um dia, desaparecem, ao mesmo tempo em que novos humanos começam a instalar-se nas redondezas, ameaçando sua existência.

 


DER STERBENDE GLETSCHER. Vergehen und Werden (1929)

Heinrich Schütz.

(Jonathan Cape and Harrison Smith/ 1929).

O autor é um biólogo alemão, e a tradução do livro em inglês tem o título When Mammoths Roamed the Frozen Earth. Segundo John Clute, é uma narrativa pré-histórica “(...) descrevendo em termos melodramáticos o fim da Idade do Gelo, com mamutes e outros monstros estranhos entrando em batalhas por alimento, e uma raça perdida. A tese subjacente de Schütz, de que o gelo se partiu convulsivamente, foi refutada”.


 


MAMMOTH MAN (1952)
TWO DAYS OF TERROR (1952)

Roy Sheldon.

Mammoth Man, capa de George Ratcliffe (Hamilton & Co./ 1952); Two Days of Terror, capa de Ron Turner (Hamilton & Co./ 1952).

O pseudônimo Roy Sheldon foi utilizado por alguns escritores de ficção científica publicados pela editora inglesa Hamilton & Co. No caso, os dois livros foram escritos por Herbert J. Campbell, ainda que existam dúvidas quanto ao segundo. Como explicaram John Clute e David Langford sobre o segundo livro, a editora pediu um livro ao escritor George Hay, mas ele foi rejeitado, e uma nova história foi publicada, utilizando a capa original que, como podemos perceber, não tem qualquer relação com uma ficção pré-histórica; eles simplesmente mantiveram a capa da história original.
Em Mammoth Man a história se passa no Pleistoceno seguindo a vida de dois amigos caçadores, Magdah e Garo. As coisas mudam quando Lena surge em sua caverna e se junta a Magdah. Os dois livros apresentam uma série de aventuras, com os protagonistas enfrentando os animais perigosos da época e outras tribos inimigas.


SÉRIE “FIRST AMERICANS” (1987)

William Sarabande.

(Bantam Books/ 1987).

Pseudônimo de Joan Lesley Hamilton Cline, que escreveu uma série de livros abordando a vida dos chamados “primeiros americanos”, iniciada com Beyond the Sea of Ice (1987), e que teve sequência com: Corridor of Storms (1988); Forbidden Land (1989); Walkers of the Wind (1990); The Sacred Stones (1991); Thunder in the Sky (1992); The Edge of the World (1993); Shadow of the Watching Star (1995); Face of the Rising Sun (1996); Time Beyond Beginning (1998); Spirit Moon (2000).
As histórias situam-se durante a Idade do Gelo, quando os primeiros humanos entraram na América a partir da Sibéria, liderados por Torka, e enfrentando uma série de dificuldades nos novos ambientes que vão encontrando, de animais a outros grupos de humanos. As aventuras sucedem-se em várias gerações, até o final da Idade do Gelo e o estabelecimento dos povos nas terras que um dia seriam a América do Norte.
Segundo John Clute, “(...) as histórias situam-se em um mundo fantástico no qual humanos competem com mamutes, e jornadas misteriosas ao extremo norte, sob a égide de xamãs prescientes, são necessárias para aprender a lidar com forças primitivas”.

Corridors of Storms, capa de Jerry LoFaro (Bantam Books/ 1988); Forbidden Land (Bantam Books/ 1989); Walkers of the Wind, capa de Jerry LoFaro (Bantam Books/ 1990); The Sacred Stones, capa de Jerry LoFaro (Bantam Books/ 1991); Thunder in the Sky, capa de Mark Harrison (Bantam Books/ 1992); The Edge of the World, capa de Mark Harrison (Bantam Books/ 1993); Shadow of the Watching Star, capa de Mark Harrison (Bantam Books/ 1995); Face of the Rising Sun, capa de Mark Harrison (Bantam Books/ 1996); Time Beyond Beginning, capa de Mark Harrison (Bantam Books/ 1998); Spirit Moon, capa de Mark Harrison (Bantam Books/ 2000).


A LUA DA RENA (REINDEER MOON, 1987)

Elizabeth Marshall Thomas.

(Best Seller/ 1987).

A antropóloga Elizabeth Marshall Thomas já havia publicado um livro de não-ficção como resultado de suas viagens à África nos anos 1950, e resolveu aplicar seu conhecimento nesse livro, que apresenta uma personagem feminina, em história ambientada na Sibéria, há 20 mil anos. As aventuras da jovem Yanan são contadas por ela mesma e, segundo John Clute, “(...) o animado e o inanimado são magicamente vistos como um”. Além de narrar as imensas dificuldades da vida naquela época, Yanan também experimenta jornadas espirituais que tomam a forma de animais, mostrando que eles vivem em comunhão com a natureza de uma forma que os humanos não conseguem.

                                                                                                                                                                                                 Capa de Wendell Minor (Houghton Mifflin/ 1990).

Thomas ainda escreveu um segundo livro no gênero, The Animal Wife (1990), dessa vez narrado por um jovem, “(...) cuja descoberta das mulheres tem um efeito potencialmente perturbador na complexa estrutura de parentesco de seu povo”, como explica John Clute. Resumindo, o jovem Kori acaba desafiando seu clã e seu pai pelo amor de uma estranha.


THE REINDEER PEOPLE (1988)
WOLF’S BROTHER (1988)

Megan Lindholm.

Capas de Vicente Segrelles (Ace Books/ 1988).

A autora, que também publicou com o pseudônimo Robin Hobb, disse que os dois livros foram escritos como uma história única, e separados apenas devido a conveniência editorial.
Traz uma personagem feminina chamada Tillu, raptada por uma tribo que pastoreia renas. Seu filho, apesar de algumas deficiências, torna-se um xamã e um protagonista da história, perseguido pelo antigo xamã da tribo.

 


SÉRIE “FIRST NORTH AMERICANS” (1990-2009)

Kathleen O’Neal Gear e W. Michael Gear.
Longa série escrita pelo casal de arqueólogos, às vezes apresentada com o título “North America’s Forgotten Past”, e que se estende até o período histórico, com livros sendo publicados pelo menos até 2022. Segundo John Clute, a sequência pré-histórica foi formatada como um “proto-western”.

Capa de Luis Royo (Tor/ 1990).

Os livros que podem ser incluídos como pré-históricos são: Povo do Lobo (People of the Wolf, 1990. Em edição portuguesa da Europa-América); Povo do Fogo (People of Fire, 1991. Em edição portuguesa da Europa-América); Povo da Terra (People of the Earth, 1992. Em edição portuguesa da Europa-América); People of the Sea (1993); People of the Lightning (1995); People of the Raven (2004); People of the Nightland (2007).
Povo do Lobo situa-se por volta de 13 mil a.C., com a migração dos povos através do Estreito de Bering, centrando-se na visão e coragem de um líder conduzindo seu povo através das terras congeladas até um mundo novo.

                                                                           Capas de Luis Royo (Tor/ 1991); (Tor/ 2009); (Tor/ 1994).

People of the Nightland situa-se no mesmo período, centrando-se em catástrofes naturais com o fim da Era do Gelo e o derretimento de geleiras na região dos Grandes Lagos.
People of the Raven situa-se por volta de 9 mil a.C. e foi elaborado em torno de um descoberta arqueológica controversa, o Homem de Kennewick, supostamente um homem caucasoide que teria vivido na época.
People of the Sea situa-se por volta de 8 mil a.C., com o derretimento das geleiras que cobriam a Sierra Nevada e mudando completamente o ambiente e ameaçando as populações costeiras da região que seria a California.

Capas de Luis Royo (Forge/ 1995); (Forge/ 2004); (Forge/ 2007).

Povo do Fogo também situa-se por volta de 8 mil a.C., com a mudança cultural dos povos norte-americanos com as mudanças climáticas mais favoráveis.
People of the Lightning situa-se por volta de 7 mil a.C., na região da Flórida, com as aventuras de um jovem albino, o primeiro a nascer em muito tempo.
Povo da Terra situa-se por volta de 5 mil a.C.
Vários outros livros dos autores apresentam o desenvolvimento das tribos indígenas norte-americanas no período histórico.


DAUGHTER OF THE RED DEER (1991)

Joan Wolf.

Daughter of the Red Deer (Untreed Reads/ 2022); The Horsemasters, capa de Karen Barnes e Rob Wood (Dutton/ 1993); The Reindeer Hunters (Onyx/ 1995).

A escritora norte-americana especializou-se em romances, muitos deles históricos, e alguns publicados em português, e também três romances pré-históricos não publicados por aqui, iniciando com Daughter of the Red Deer, e depois com The Horsemasters (1993) e The Reindeer Hunters (1994).
Não difere muito de outros romances do gênero, utilizando um cenário pré-histórico para apresentar relações amorosas complicadas. No primeiro livro, as mulheres de uma tribo são afetadas por água contaminada e os jovens devem raptar mulheres de uma tribo matriarcal. No segundo, uma tribo se vê ameaçada pela aproximação de uma tribo de conquistadores. No terceiro, duas tribos inimigas devem realizar uma aliança por meio de um casamento, para enfrentar uma ameaça.


SÉRIE “GEODYSSEY” (1993-2010)

Piers Anthony.

Capa de Eric Peterson (Tor/ 1993).

Série composta por cinco livros: Isle of Woman (1993); Shame of Man (1994); Hope of Earth (1997); Muse of Art (1999); Climate of Change (2010). Segundo John Clute e David Langford, a série Geodyssey “(...) é uma apresentação fortemente argumentada da vida da humanidade no planeta Terra, conduzida através de sucessivas encarnações de tipos humanos exemplares, iniciando no reino da ficção científica pré-histórica”.

Shame of Man, capa de Brad Schmehl (Tor/ 1994); Hope of Earth, capa de Tristan Elwell (Tor/ 1997); Muse of Art, capa de Tristan Elwell (Tor/ 1999); Climate of Change (Tor/ 2010).

 


 


SÉRIE “HUNTERS OF THE ICE AGE (1994-1997)

Theresa Scott.
Série composta por quatro livros: Yesterday’s Dawn (1994); Dark Renegade (1994); Broken Promise (1995); Love’s Ambush (1997). Segue uma linha que se tornaria comum na ficção, tendendo mais para o romance, seguindo a aventura de povos primitivos, na Era do Gelo, como diz o título da série. Em meio às dificuldades da vida na época, os textos ressaltam os relacionamentos amorosos.


SÉRIE “NEANDERTALS" (2002-2005)

Glen R. Stott.

(Global Summit House/ 2019).

Dois livros: Heart of the Bison (2002); Spirit Fire (2005). As histórias narram o encontro entre os Neandertais e os Cro-Magnon, que chegam ao ambiente da tribo neandertal com novas tecnologias. O aumento da população mais avançada leva a confrontos inevitáveis. E, no segundo livro, as batalhas entre diferentes povos aumentam.

 



SÉRIE “PEOPLE OF THE FROZEN EARTH” (2004-2007)

Grace Anne Schaefer.

(Gaslight Pub./ 2004); (Gaslight Pub./ 2007).

A série é composta por dois livros: The New Day Dawns (2004) e As Shadows Fall (2007). As “pessoas da terra congelada” do título da série viviam na região hoje conhecida como Sibéria e, procurando uma vida melhor, atravessaram em direção ao continente desconhecido, que seria a América do Norte.
Tudo indica que haveria uma sequência aos dois livros, mas a autora faleceu em 2018.

 


SÉRIE “THE MASTODONS” (2009-2018)

James Strauss.
Série composta por dois livros: The Boy (2009); The Warrior (2018). História situada 25 mil anos no passado, contada a partir do ponto de vista de um jovem de uma tribo que tenta sobreviver às dificuldades da época. O segundo livro mostra o garoto já crescido e tentando entender e se relacionar com o mundo à sua volta, assim como com os demais integrantes de sua tribo.

 

 


THE CAVE MAN (2009)

Mark Baird.

(CreateSpace Independent Publishing Platform/ 2009).

História situada cerca de 200 mil anos atrás, quando existia o homo heidelbergensis, um ancestral humano que é o centro da narrativa, enfrentando as dificuldades da vida e progredindo até se tornar o líder de sua tribo. A história teve uma sequência com The Cave Woman (2009).

 



SHAMAN (2013)

Kim Stanley Robinson.

Capa de Michal Karcz (Orbit/ 2013).

História situada durante a Era do Gelo e, como o título indica, foca a atenção em um jovem, Loon, treinando para ser um xamã de uma tribo europeia, conhecimento com o qual poderá ajudar seu povo. Para tal, ele passa por uma série de testes, utilizando os conhecimentos que lhes foram passados pelo atual xamã. Em um de seus testes ele encontra neandertais, com os quais entra em choque, sendo ferido.
O livro segue a vida de Loon até a idade adulta, passando por muitas dificuldades com outras tribos e a necessidade de passar adiante os ensinamentos que obteve como xamã.