Artigos

MAIS SOMBRIO

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data06/06/2024
fonte
Coletânea de histórias de Stephen King.

Cinquenta anos após sua estreia na literatura com Carrie, A Estranha (Carrie, 1974), Stephen King apresenta mais um livro, dessa vez uma coletânea com 12 contos, alguns escritos para esse livro, outros publicados anteriormente em revista ou e-book nos EUA, porém inéditos em português, com exceção de O Especialista em Turbulência.
E ele continua afiado, trazendo histórias de terror, ficção científica ou que apresentam elementos fantásticos, e sempre com personagens e situações inusitadas, pessoas que têm suas vidas transformadas de forma radical devido a eventos sinistros ou apenas maravilhosos.
Muitos críticos já disseram que o melhor de Stephen King não está em seus contos, e o próprio escritor concordou com isso em várias ocasiões. E, ainda assim, geralmente seus contos são, na pior das hipóteses, interessantes, e em seus melhores momentos podem ser arrepiantes, ou provocar aquela sensação de deslumbramento que é parte integrante e essencial da literatura fantástica.
Sendo assim, e sabendo que nesse livro estamos em um território bem distante do melhor do autor – digamos, A Torre Negra, por exemplo – vários contos chamam a atenção por conseguirem não apenas apresentar situações estranhas e muito bem elaboradas, mas também desenvolver personagens originais.
É verdade que o enredo geral por trás do conto Dois Fio da Mãe Talentosos (Two Talented Bastids), um dos inéditos da coletânea, é uma fantasia com elementos de ficção científica um tanto rasteiros, ainda que bem desenvolvidos. A outra história com elementos de ficção científica é Tela Vermelha (Red Screen, publicada em e-book em 2021), e talvez uma das mais fracas da coletânea, lembrando alguns enredos de filmes B de ficção científica da década de 1950.
Em um dos melhores momentos do livro, Cascavéis (Rattlesnakes), outro conto inédito, King apresenta mais uma vez o personagem Vic Trenton, que surgiu pela primeira vez no livro Cujo (Cujo), de 1981, e que agora enfrenta uma assombração realmente assustadora na Florida, provavelmente o momento de terror mais bem elaborado da coletânea.
Outro conto inédito, Os Sonhadores (The Dreamers), também está entre os bons momentos da coletânea, com um enredo que, de várias formas, lembra o universo de H.P. Lovecraft, com um cientista alucinado realizando experiências estranhas relacionadas ao mundo dos sonhos, e encontrando algo para o qual não estava preparado.
Também inédito, e igualmente entre os melhores momentos do livro, O Homem das Respostas (The Answer Man) é uma das histórias que não pertencem ao campo do terror, mas do fantástico, quase como um episódio prolongado de Além da Imaginação.
No geral, os pontos altos superam em muito os pontos baixos da coletânea.

Os demais contos são: O Quinto Passo (The Fifht Step, publicado em Harper’s Magazine, em 2020); Willie Esquisitão (Willie the Weirdo, publicado em McSweeney’s, em 2022); O Sonho Ruim de Danny Coughlin (Danny Coughlin’s Bad Dream), inédito; Finn (Finn, publicado em e-book, em 2022); Na Estrada da Pousada Slide (On Slide Inn Road, publicado em Esquire Magazine, em 2020); O Especialista em Turbulência (The Turbulence Expert, publicado na antologia Terror a Bordo [Flight or Fright], editada por Stephen King e Bev Vincent, em 2018); Laurie (Laurie, publicado em stephenking.com, em 2018).

 

Mais sombrio (You Like It Darker: Stories, 2024)
Stephen King
Editora Suma
528 páginas