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Terror e o Universo de Lovecraft
Livros/Temas
autor | Gilberto Schoereder |
publicado por | Gilberto Schoereder |
data | 01/01/2010 |
fonte | |
Os livros de H.P. Lovecraft deram origem a uma série de livros de outros autores, com histórias que circulam no mesmo universo.
Aventuras de Arthur Gordon Pym (The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket) - 1837, Edgar Allan Poe. Editorial Estampa, Livro B nº 11 (1972), 231 páginas.
Também publicado pela L&PM, com o título O Relato de Arthur Gordon Pym. Esta é a única novela de EAP, e ainda assim não foi completada. Pode ser inserida no gênero conhecido como "mundos perdidos", narrando de forma fantástica a viagem do personagem Gordon Pym às terras geladas da Antártida, onde percebe a existência, em algum ponto da região, dos restos de uma civilização antiga. Infelizmente, a história não foi completada, mas H.P. Lovecraft aproveitou as ideias de EAP para compor Nas Montanhas da Loucura, história na qual vai mais longe e de fato encontra uma civilização. É neste livro de Poe que surgem os pássaros com o grito terrível "tekeli-li", que Lovecraft também iria utilizar em sua história.
A Casa das Bruxas (At the Mountains of Madness and Other Tales of Terror) - H.P. Lovecraft. Francisco Alves Ed. (1983), 259 páginas.
Coletânea com 4 histórias: Nas Montanhas da Loucura; A Casa Abandonada; Os Sonhos na Casa das Bruxas; O Depoimento de Randolph Carter. Assim como Um Sussurro nas Trevas, traz alguns dos momentos mais importantes em sua elaboração dos chamados Mitos de Cthulhu, as histórias que se referem à antiga e terrível raça de extraterrestres que viveram em nosso planeta em eras distantes, e cujos ecos ainda podem ser sentidos em determinados momentos. Nas Montanhas da Loucura é uma de suas histórias mais importantes nesse sentido, narrando uma expedição de um geólogo ao polo sul, numa história que tem ligação com As Aventuras de Arthur Gordon Pym, de Edgar Allan Poe. Na Antártida, encontram os corpos de seres alienígenas e uma cidade fantástica, de idade incalculável, construída por extraterrestres. Os Sonhos na Casa das Bruxas também está relacionada aos Mitos, apresentando mais uma vez o livro maldito Necronomicon como um importante ponto de referência para o contato com a raça dos Antigos, os seres extraterrestres, e citando a matemática como uma das formas de se locomover no tempo e no espaço. Histórias quase hipnóticas, com riqueza de detalhes impressionante e narração aterradora. Verdadeiros clássicos do terror e FC, de leitura indispensável.
A Casa Sobre o Abismo (The House on the Borderland) - 1908, William Hope Hodgson. Newton Compton Brasil, Fantásticos Econômicos Newton nº 2 (1996), 97 páginas.
Pouco conhecido no Brasil, WHH é considerado um dos grandes precursores da FC, especialmente com esse livro, tido por muitos críticos como influenciador do trabalho de H.P. Lovecraft. Num local remoto da Irlanda, uma dupla de pescadores encontra, nas ruínas de um casarão, o relato de uma aventura fantástica envolvendo seres estranhos e viagens no tempo e no espaço, presenciadas pelo antigo morador da casa. Ao que tudo indica, ela se situa numa espécie de dobra dimensional, possibilitando o contato com outros mundos e tempos, ainda que de forma completamente aleatória. Primeiro, o morador tem uma espécie de visão de um outro planeta, ou outra dimensão; depois, uma batalha contra seres que aparentemente moram num poço localizado exatamente embaixo da casa, que por sua vez se encontra à beira de um abismo. Não bastassem essas dificuldades, ele vê o tempo avançar numa velocidade impressionante, presenciando o fim do planeta, o esfriamento do Sol, e a viagem de todo o sistema planetário em direção a uma estrela de luz verde. A fantástica narração da veloz passagem do tempo relembra em muitos momentos a narração de H.G. Wells em A Máquina do Tempo, mas utilizando um clima de assombramento, quando HGW usou a racionalidade. A maior semelhança com Lovecraft está na noção de que o verdadeiro terror não se encontra na Terra, nos vampiros e outros seres, mas nas estrelas, no infinito e no vazio. Uma obra a ser lida com atenção.
O Caso de Charles Dexter Ward (The Case of Charles Dexter Ward) - 1941, H.P. Lovecraft. L&PM Editores (1988), 144 páginas.
Ainda que geralmente esteja mais associado à literatura de horror, o livro também está indiscutivelmente ligado à série Mitos de Cthulhu. Narra o processo de enlouquecimento de Charles Dexter Ward depois que ele se envolve com um conhecimento ancestral de técnicas de ocultismo que possibilitam o relacionamento com os seres demoníacos que, na verdade, são os alienígenas das profundezas do universo, aos quais HPL se refere ao longo de sua obra. Ward é possuído pelo espírito de um ancestral e levado a reiniciar suas atividades, criando seres mutantes e, de certa forma, abrindo uma passagem dimensional para o terrível Yog-Sothoth. A história foi levada às telas duas vezes: a primeira em 1963, com direção de Roger Corman, com o título O Castelo Assombrado, e bastante voltado para o terror, apenas com poucas menções aos extraterrestres malditos; a segunda em 1991, com direção de Dan O’Bannon, com o título Renascido nas Trevas.
A Coisa (It) - 1986, Stephen King. Francisco Alves (1987), 2 volumes, 1266 páginas.
Um dos livros de SK que apresenta conexão com temas da FC, ainda que bastante orientado para o horror. Na verdade, trata-se de um de seus melhores livros. Apresenta uma história dividida em duas partes – uma situada em 1958, a outra em 1985, na cidade de Derry, no interior dos EUA. Um grupo de crianças combate um ser maléfico conhecido apenas como "A Coisa", um alienígena que chegou à Terra em épocas incalculáveis e que estende seu domínio por toda a cidade, alimentando-se dos medos das pessoas, penetrando em suas mentes e transformando-as. Quando adultos, os mesmos personagens têm de se reunir e retornar à cidade para continuar a batalha contra o ser. Existe uma nítida influência dos temas abordados por H.P. Lovecraft a respeito de extraterrestres antiquíssimos, que habitariam o planeta e teriam a capacidade de enlouquecer a mente humana, ainda que a forma de narração de SK seja bastante diferente. SK conseguiu penetrar na mente infantil como poucas vezes em suas obras, compondo personagens interessantes, e desenvolvendo-os, já adultos, de acordo, não poupando detalhes, porém sem jamais se tornar enfadonho. Uma beleza de livro. Foi transformado em minissérie em 1990, com direção de Tommy Lee Wallace.
Dagon (Dagon) – H.P. Lovecraft. Editora Iluminuras (2001), 187 páginas.
Coletânea com oito contos de HPL: O Terror Emboscado (The Lurking Fear, 1923); Dagon (idem, 1917); Arthur Jermyn (idem, 1920); O Templo (The Temple, 1920); O Pântano Lunar (The Moon-bog, 1921); O Inominável (The Unnamable, 1923); O Intruso (The Outsider, 1921); A Sombra Sobre Innsmouth (The Shadow Over Innsmouth, 1931). Outra excelente coletânea do autor, com pelo menos duas histórias que se ligam à série dos Mitos de Cthulhu e, portanto, mais diretamente à FC: Dagon e A Sombra Sobre Innsmouth. Nesses dois, surgem referências a seres que habitam as profundezas do oceano há tanto tempo que não é possível calcular, seres que certamente já se encontravam no planeta antes do homem surgir, e que de alguma forma continuam exercendo sua influência maligna. The Lurking Fear foi filmado em 1994, como Aprisionados Pelo Medo (The Lurking Fear). The Unnamable foi filmado em 1988, como A Abominável Criatura (The Unnamable). O ponto alto é, sem dúvida, A Sombra Sobre Innsmouth, que alguns críticos chegaram a considerar entre as melhores histórias de HPL.
A Maldição de Sarnath – H.P. Lovecraft. Editora Iluminuras (1998). 222 páginas.
Coletânea com 20 contos de HPL: Os Outros Deuses; A Árvore; A Maldição de Sarnath; A Tumba; Polaris; Além da Barreira do Sono; Memória; O Que Vem com a Lua; Nyarlathotep; Ex oblivione; Os Gatos de Ulthar; Hypnos; Nathicana; Do Além; O Festival; A Cidade Sem Nome; A Procura de Iranon; O Rastejante Caos; Nas Muralhas de Eryx; Encerrado com os Faraós. Os contos não seguem uma linha específica, mas apresentam vários aspectos da obra de HPL. De especial interesse aos leitores de FC são os que se referem a um mundo paralelo, um mundo existente nos sonhos e ao qual é possível chegar utilizando certas técnicas; ou os seres de um passado imemorial, que vieram das estrelas para dominar nosso planeta, uma constante e o melhor da ficção do autor. Alguns contos já foram publicados antes, como é o caso de Nas Muralhas de Eryx, A Tumba, O Festival e Encerrado com os Faraós (em A Tumba e Outras Histórias). Do Além originou o interessante filme Possuídos Pelo Mal/ Do Além, dirigido por Stuart Gordon, em 1986.
Pesadelo Galáctico - Antologia de Histórias Espantosas - 1977, Editora Nova Crítica, 189 páginas.
Coletânea com 11 contos de vários autores: O Império dos Necromantes (Clark Ashton Smith); Os Cães de Tíndalos (Frank Belknap Long); O Holandês Voador (Ward Moore); Para Além do Infinito (Chan Corbett); A Coisa na Cave (D.H. Keller); O Dragão (Ray Bradbury); Tepondicon (Carl Jacobi); O Vagabundo das Estrelas (Robert Bloch); Eram Todos Irmãos (Graham Door); O Indizível (H.P. Lovecraft); Um Sistema Não-P (William Tenn). A coletânea reúne contos de FC e terror, alguns de escritores conhecidos porém pouco publicados no Brasil, como Clark Ashton Smith e Frank Belknap Long, cuja obra se encontra ligada às ideias apresentadas por H.P. Lovecraft, em várias histórias. Os Cães de Tíndalos, por exemplo, apresenta uma semelhança com conceitos apresentados na história A Casa das Bruxas, de Lovecraft.
Sombras da Noite (Night Shift) - 1976/77/78, Stephen King. Francisco Alves (1982), 380 páginas.
Coletânea com 20 contos, alguns deles relacionados com a FC. Jerusalem’s Lot abrange o mesmo ambiente das histórias de H.P. Lovecraft. Pertence à já longa lista de histórias, de diversos autores, que se dedicaram a ampliar a mitologia de HPL, introduzindo novos "livros malditos" que permitem o contato com seres extraterrestres maléficos de idades incalculáveis, como o De Vermis Mysteriis, que abre as portas de nosso mundo ao "devorador de estrelas, o verme de além do espaço", um dos servos de Yog-Sothoth.
A Tumba e Outras Histórias (The Tomb) - H.P. Lovecraft. Francisco Alves (1991), 189 páginas.
Coletânea com 13 contos e 4 fragmentos de contos, escritos entre 1917 e 1937. Vários mencionam o Necronomicon e fazem referências aos Antigos.
Um Sussurro nas Trevas (The Colour Out of Space and Other Stories) - H.P. Lovecraft. Francisco Alves (1982), 206 páginas.
Coletânea com 7 contos escritos entre 1924 e 1936: A Cor Que Caiu do Céu; A Estampa da Casa Maldita; O Chamado de Cthulhu; Vento Frio; Um Sussurro nas Trevas; Um Frágil Ancião; Sombras Perdidas no Tempo. Histórias de terror e FC, algumas delas entre os maiores clássicos do gênero. Tem de tudo, do Necronomicon a Cthulhu, da cidade perdida de R’Lyeh à Universidade de Miskatonic. A Cor Que Caiu do Céu é um relato aterrorizante e estupendo sobre um alienígena chegado à Terra e que começa a modificar completamente a fazenda onde se esconde e as pessoas que ali vivem. É um dos contos mais conhecidos de HPL e exemplifica com clareza sua noção de um "terror cósmico". O Chamado de Cthulhu também é um clássico, parte de sua elaborada história dos seres alienígenas que chegaram à Terra em eras distantes milhões de anos, estabelecendo aqui uma sociedade incompreensível para os humanos, aterrorizante em todos seus aspectos, construindo cidades gigantescas com uma arquitetura que, por si só, seria capaz de enlouquecer qualquer um. Um Sussurro nas Trevas é outro clássico do terror e FC, também relacionado ao ciclo de histórias sobre extraterrestres aterrorizantes, os ciclos Yog-Sothoth e Cthulhu. O espetacular Sombras Perdidas no Tempo apresenta a descoberta de vestígios de civilizações extraterrestres no deserto da Austrália, com 150 milhões de anos de existência, no qual também é citado o Necronomicon e outros livros malditos como o De Vermis Misteriis, numa narrativa em clima de alucinação e terror exasperante. Enfim, um livro indispensável para quem quiser entender a literatura de terror e FC moderna. O conto A Cor Que Caiu do Céu foi filmado por Daniel Haller, em 1965, como Morte Para o Monstro, e em 1987 por David Keith, como A Maldição, Raízes do Terror.