Uma Princesa de Marte (A Princess of Mars)
Edgar Rice Burroughs
1917
Editora Aleph
272 páginas
Tradução de Carlos Angelo
Este é o primeiro livro da série conhecida sobre Barsoom, que nada mais é do que o planeta Marte, e que se tornou um clássico da ficção científica e fantasia, inspirando centenas de escritores e cineastas.
A história foi originalmente escrita em 1912, com o título Under the Moons of Mars, e publicada em partes na All-Story Magazine.
Conta a saga de John Carter, veterano da guerra civil norte-americana, que vai parar em Marte, planeta chamado de Barsoom por seus habitantes. Como carter vai parar em Marte por meios inexplicáveis, a não ser pela magia, geralmente o livro é descartado pela maioria dos críticos como sendo representativo da ficção científica, mas certamente foi uma inspiração para muitas criações do gênero.
No momento em que chega a Marte, as civilizações locais – sim, Marte é habitado – estão enfrentando uma série de problemas, e Carte envolve-se diretamente nos eventos; como a gravidade de Marte é menor do que a da Terra, ele adquire algumas habilidades que fazem com que ganhe destaque entre os barsoonianos.
É neste livro que surge a famosa princesa Dejah Thoris, que mantém um relacionamento com John Carter, apesar de ser ovípara, e que seria constantemente colocada em perigo nos livros seguintes, sempre com Carter correndo em seu auxílio.
O livro deve ser lido tendo em conta a época em que foi escrito e, claro, relevando o fato de que não existe vida em Marte. Sua importância reside nos argumentos básicos que apresentou e que, posteriormente, foram desenvolvidos em histórias de ficção científica e fantasia, em particular nas histórias conhecidas como "espada e feitiçaria".
Burroughs ficaria mais conhecido pelo personagem Tarzan, que começou a desenvolver ainda em 1912, com Tarzan dos Macacos (Tarzan of the Apes), e que rendeu pelo menos mais 23 livros. As aventuras de Tarzan também circularam por um ambiente de fantasia, assim como sua série de Pelucidar, da qual faz parte No Coração da Terra (At the Earth's Core, 1914) e Tarzan no Centro da Terra (Tarzan at the Earth's Core, 1929). A série sobre Pelucidar parte do princípio de que a Terra é oca, e que uma civilização inteira continua existindo em seu interior, até mesmo com alguns animais pré-históricos.