Artigos

SHIROMA – PHOENIX TERRA

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data01/02/2021
fonte
Nova história de Roberto Causo ambientada no Universo GalAxis.

Carlos Rocha
Capa de Carlos Rocha/ Ilustrações de Eduardo Brasil.

Uma série de histórias curtas com a personagem Shiroma havia surgido em 2015, no livro Shiroma, Matadora Ciborgue (Devir Brasil). Segundo Causo, o primeiro ciclo de aventuras está completo nas onze narrativas do livro, e este Phoenix Terra foi elaborado como a primeira parte do futuro primeiro romance da série Shiroma. Trata-se de uma noveleta (do termo “novelette”, muito utilizado pelos americanos, com histórias de tamanho entre 7.500 e 17.500 palavras), publicada dentro do conteúdo da revista de PDF Universo GalAxis Anual 2019. Agora, com o lançamento em formato e-book, a história pode ser lida independentemente dos demais conteúdos da revista, e pode ser baixada para o leitor eletrônico.
E, também, como o autor explica, pode ser lida independentemente das demais histórias. É possível conhecer bastante da história de Shiroma acompanhando essa aventura, na qual ela entra em contato com o xenoarqueólogo Torgo Borkien – um nome que me lembrou o de alguns personagens de Asimov. Criada para ser uma assassina profissional, ainda que contra sua vontade, ela precisa vender alguns artefatos alienígenas raros.
A existência de culturas alienígenas no universo em que se passa a ação, e, em particular, de uma cultura extraterrestre desaparecida e aparentemente representada apenas pelos artefatos, prende a atenção desde o início da narrativa. E, além disso, sabe-se que os artefatos podem ser mais do que apenas objetos de arte, contendo informações importantes.
Nas histórias anteriores, Shiroma estava sob a tutela de Tera e Tiago, os “operativos secretos” que a sequestraram ainda criança e a treinaram para ser espiã e assassina. Aqui, no entanto, ela está livre dessa tutela e age por conta própria, precisando lutar contra uma poderosa organização criminosa que a ameaça.
Nessa história é possível perceber certa tensão interna da personagem, dividida entre seguir uma linha de ação para a qual foi treinada – e que, talvez, tenha de seguir – e uma linha de ação que, provavelmente, preferiria seguir, abrindo mão da violência.

Roberto Causo informa que as primeiras histórias da personagem surgiram no Projeto Portal de revistas editadas por Nelson de Oliveira, entre 2008 e 2010, e no clubzine Somnium, do Clube de Leitores de Ficção Científica, que os fanáticos pelo gênero certamente conhecem há muito. As histórias também surgiram na edição brasileira de Perry Rhodan, a mais longa série de FC de todos os tempos, e da qual Causo é um grande conhecedor.
O Universo GalAxis, no qual a história é ambientada, foi criado por Causo em 2008 e é administrado pela “Sociedade GalAxis”, formada pelo artista Vagner Vargas, o designer Taira Yuji, e Causo. Ele explica que “O Universo GalAxis é atualmente a maior série de space opera da ficção científica brasileira, e nossos planos futuros para ela incluem o projeto de um videogame de Shiroma”.
E os planos futuros também incluem o lançamento da ficção curta pertencente ao Universo GalAxis no formato e-book.