Artigos

O MENINO QUE DESENHAVA MONSTROS

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data27/12/2016
fonte
Novo livro de Keith Donohue traz história muito interessante sobre uma criança presa em seu próprio mundo.

Já em seu primeiro livro, A Criança Roubada, Keith Donohue ganhou o respeito da crítica, e não por acaso. Agora, chega ao seu quarto romance, mais uma vez na linha da literatura fantástica, e consegue críticas estupendas, como a do excepcional escritor Peter Straub, no The Washington Post (para quem quiser ler em inglês).
Como em seu primeiro livro, Donohue mais uma vez apresenta uma criança como personagem central, e também lida com problemas nas relações entre os adultos, tanto com seus pais como os amigos deles.
Jack Peter tem 10 anos e tem uma forma leve de Asperger. Como resultado da doença, Jack, ou JP, não sai de casa e tem imensa dificuldade de comunicar seus sentimentos. Seu único amigo, Nick, filho dos melhores amigos de seus pais, costuma visitá-lo em sua casa para brincarem juntos, mas logo se percebe que Nick não está à vontade com a situação e tem medo de JP.
À medida que a história progride, ficamos sabendo de uma situação terrível que definiu a relação entre eles e que, ao final do livro, descobrimos que se tornou o centro das atividades de JP.
Ele gosta de desenhar, e é muito bom nisso. Além de compor imagens de seu amigo Nick, JP começa a desenhar uma série de monstros e, de alguma forma, esses seres começam a aparecer no mundo real, ameaçando até mesmo a segurança dos pais.
Ainda que o livro me pareça inferior ao seu trabalho de estreia, é um excelente momento do gênero fantástico. Donohue sabe muito bem como conduzir a história, alterando o foco da narração de um personagem para outro, compondo o cenário a partir de diferentes pontos de vista sobre o que pode ou não estar acontecendo.
Segundo The Hollywood Reporter, a história está sendo adaptada para o cinema pela New Line, sendo desenvolvido por James Wan. Como o diretor e produtor já teve passagens pelo cinema de terror com Jogos Mortais, Sobrenatural e Invocação do Mal, tudo indica que o filme não deve seguir o ritmo do livro e dar mais atenção ao aspecto visual dos monstros. Mas, vai saber...

O MENINO QUE DESENHAVA MONSTROS (The Boy Who Drew Monsters, 2014)
Keith Donohue
Darkside
274 páginas