Artigos

A ROSA BRANCA

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data13/10/2014
fonte
Terceiro livro de A Companhia Negra, finalizando a primeira série de aventuras, numa das mais interessantes e originais obras de literatura de fantasia dos últimos tempos.

Terceiro livro na série que acompanha as aventuras de A Companhia Negra, iniciada com A Companhia Negra e que teve sequência com Sombras Eternas.
Aqui, o confronto entre o Dominador e a Dama chega ao seu final, com os integrantes da Companhia no centro dos eventos, tentando sobreviver e manter o mundo livre de forças terríveis.
A narrativa continua a cargo de Chagas, o médico da Companhia e o responsável pelos Anais, o registro de tudo o que acontece em torno da Companhia. E não é pouco o que Chagas presencia, uma vez que a poderosa bruxa, a Dama, tem uma queda particular por ele.
Em Sombras Eternas, a Companhia Negra estava a serviço da Dama, não por vontade própria, mas simplesmente porque parecia impossível resistir às suas exigências. Mas quem leu o primeiro livro sabe que o sentido de lealdade dos membros da Companhia supera qualquer lealdade, forçada ou paga, a seus empregadores do momento.
Em A Rosa Branca, as forças antagônicas à Dama são lideradas pela Rosa Branca, uma espécie de antibruxa cujo poder é o de impedir que a magia possa ser utilizada. Quanto mais ela cresce e se torna mais forte, maior é a área de alcance de sua capacidade. A Companhia Negra uniu-se à Rosa Branca e eles preparam uma investida para derrotar o poder da Dama, ao mesmo tempo em que o Dominador tenta retornar ao mundo.
Os eventos não têm exatamente o final que os protagonistas esperavam, mas é quase sempre assim nos livros da série. Glen Cook consegue elaborar personagens bem complexos, fugindo dos clichês de um Bem e um Mal absolutos; até mesmo os personagens poderosos têm seus problemas, dúvidas e momentos de indecisão quanto à sua participação no mundo.
Essa série de três livros finaliza uma história, chamada de “Os Livros do Norte”, mas as andanças da Companhia Negra têm sequência em “Os Livros do Sul”, com mais dois livros, o primeiro deles ainda narrado por Chagas.

A Rosa Branca (The White Rose, 1985)
Glen Cook
Editora Record (2014)
378 páginas


Sombras Eternas (Shadows Linger, 1984)
Glen Cook
Editora Record (2013)
336 páginas