Artigos

COLOCANDO A LEITURA EM DIA: LEVIATÃ DESPERTA

Livros/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data25/05/2020
fonte
O primeiro livro da série The Expanse dá uma vida nova à space opera.

James S.A. Corey é o pseudônimo dos escritores Daniel Abraham e Ty Franck, e Leviatã Desperta é o primeiro livro de uma série chamada A Vastidão (The Expanse). Até agora, são oito livros, e apenas esse primeiro foi publicado por aqui.
Por um lado, o livro pode ser lido sem problema de continuidade, como uma história fechada. Por outro, bem... a história não terminou e não se tem ideia de quando vai chegar por aqui. Ao final de Leviatã Desperta chegou a ser publicado um trecho do livro seguinte, A Guerra de Caliban (Caliban’s War, 2012), mas até agora, nada.
A história é uma mistura de space opera e história policial muito bem recebida pela crítica e por alguns escritores, entre eles George R.R. Martin, cujo comentário sucinto foi publicado na capa do livro; e não é de estranhar, uma vez que Ty Franck trabalhou como assistente de Martin que, por sua vez, acompanhou os trabalhos dos dois autores, como parte do grupo New Mexico Critical Mass, um conjunto de autores que avaliam e auxiliam escritores no desenvolvimento de seus livros, com comentários e críticas.

Um dos pontos mais interessantes da história é que ela não se situa em uma galáxia distante, mas em nosso sistema solar, em um momento em que os terráqueos já colonizaram boa parte do sistema. Formaram-se sociedades distintas na Terra, em Marte, na Lua e em vários satélites do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, além de satélites de Júpiter, Saturno e Urano. Os autores revelaram que queriam mostrar esse período pouco explorado no gênero e que situa-se entre a vida na Terra e o momento em que os humanos já se encontram em planetas e sistemas muito distantes da Terra.
Quando a história inicia, já existem algumas tensões entre as diferentes sociedades, com os humanos que moram fora da Terra já tendo desenvolvido modos de pensar, de agir, de viver, e até mesmo aspectos físicos diferenciados. E essas diferenças vão tornar-se ainda mais claras com o decorrer dos eventos.
Os capítulos do livro foram divididos entre os dois personagens centrais; Miller, um detetive trabalhando em Ceres, e o capitão Jim Holden. Ambos se veem no centro dos eventos que podem resultar em uma guerra capaz de destroçar a humanidade, e é uma oportunidade para os autores apresentarem dois pontos de vista diferentes, opostos, no que diz respeito à forma como relacionar-se com as pessoas. Miller é, como os autores disseram, praticamente um niilista, enquanto Holden deposita uma fé inabalável na humanidade e em sua capacidade de resolver seus problemas. E eles terão de trabalhar juntos.

O livro também tem certo clima noir, ao qual os autores também se referiram, e não apenas por ter um detetive envolvido, mas por ele se envolver a tal ponto com o objeto de sua investigação que se torna obsessivo e modifica seus atos.
Também é muito interessante a forma como a ocupação do sistema solar é apresentada, tanto com as dificuldades e problemas que os humanos podem encontrar ao sair do útero terrestre, quanto pela forma como acabam levando para outros pontos do sistema os mesmos problemas que ameaçaram as sociedades terrestres. Entre tantos procedimentos, destaca-se a irresponsabilidade com que os humanos tratam questões sobre as quais conhecem pouco ou quase nada, a arrogância com que lidam com essas questões.
Lá pela metade do livro, quando podemos achar que a trama já está estabelecida, novas revelações ampliam o enredo e criam novas expectativas, e começamos a perceber que o problema apresentado é muito maior e mais perigoso do que se imaginava. No quarto final da história, então, toda a extensão da questão se revela, e a situação é desesperadora para a humanidade.
O resultado é um livro dos mais interessantes no gênero, com personagens legais, multidimensionais, com histórias de vida que determinam sua forma de agir e pensar. E ação sem parar em suas quase 700 páginas.
O problema continua sendo o mesmo citado no início da matéria. Quando o leitor poderá conhecer os demais volumes da série?
Talvez seja mais provável assistir à adaptação para a TV, na série The Expanse, que começou a ser produzida pelo SyFy Channel em 2015, e passou a ser produzida pelo Amazon Prime a partir da quarta temporada. Se bem que com a pandemia, vai saber se vai continuar.


LEVIATÃ DESPERTA (Leviathan Wakes, 2011)
James S.A. Corey
Editora Aleph (2017)
672 páginas