Artigos

Os EUA Se Protegem

ESPECIAIS/VE FIM DO MUNDO

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data17/05/2015
fonte
Pensando na continuidade do governo em caso de um ataque nuclear ou outro tipo de fatalidade, o governo dos EUA construíram uma série de instalações para abrigar dirigentes e militares.

Nos EUA, ainda hoje existem inúmeros abrigos governamentais e das Forças Armadas, visando dar continuidade ao governo do país caso ele sofra um ataque nuclear ou qualquer tipo de catástrofe.
Esse tipo de planejamento começou a ser elaborado pelo governo inglês durante a 2ª Guerra Mundial, devido aos constantes bombardeios alemães ao país.
Durante a Guerra Fria, quando a possibilidade de um conflito nuclear se tornou uma realidade, o presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower deu início a uma série de procedimentos que visavam manter o país com um governo, mesmo sob um ataque nuclear.
Uma das medidas foi a construção de instalações subterrâneas capazes de abrigar membros essenciais do governo e das Forças Armadas de modo que pudessem continuar governando o país e dirigindo operações de guerra e possíveis retaliações, mesmo sob ataque nuclear.

As principais instalações

Raven Rock Mountain Complex (RRMC), também chamado apenas de Site R, Raven Rock Military Complex ou The Rock. É considerado um “Pentágono subterrâneo”, e situa-se no estado da Pennsylvania, a 10km da base militar de Camp David, mais conhecida como ‘ “casa de campo” dos presidentes norte-americanos. Está preparado para manter todos os sistemas de comunicação militar operantes sob ataque.
Quase tudo o que se refere ao local é mantido sob sigilo e ao abrigo da lei. Os planos para a construção começaram a ser delineados em 1948, com a prioridade aumentando após a URSS ter detonado sua primeira bomba nuclear, em 1949.

Mount Weather Emergency Operations Center (Centro de Operações de Emergência de Mount Weather), é o centro de operações da FEMA (Federal Emergency Management Agency; Agência Federal de Gestão de Emergências). A FEMA foi, por exemplo, o órgão responsável por lidar com o furacão Katrina, na Georgia, em 2005. O local também passou a ser conhecido como High Point Special Facility, ou apenas SF.
Em caso de desastres nacionais, o local deverá receber grande número de civis e militares. É lá que se encontra a estação de controle do FNARS, o FEMA National Radio System, um sistema de rádio de alta frequência que faz a conexão entre as principais agências norte-americanas de segurança pública e os militares. Esse sistema permite que o predisente acione o EAS – Emergency Alert System – que desde 1997 permite que ele fale a toda a nação 10 minutos após ter sido acionado, e que jamais foi utilizado.

 

Entrada norte do Cheyenne Mountain (Foto: USAF).

Cheyenne Mountain é o nome geral do complexo situado no estado do Colorado e que abriga o Cheyenne Mountain Air Force Station e o Cheyenne Mountain Directorate, também conhecido como Crystal Palace.
O local começou a ser construído durante a Guerra Fria e, de lá até hoje, o local tem como função coletar dados do sistema de satélites e radares espalhados pelo planeta. Lá estabeleceu-se o NORAD – North American Aerospace Defense Command.
Pelo aspecto visual, talvez seja a maior referência para as bases subterrâneas, já tendo surgido em vários filmes, como Stargate (no cinema e na TV).

 

United  States Strategic Command (USSTRATCOM – Comando Estratégico dos Estados Unidos). Situado na Offutt Air Force Base, no estado de Nebraska e, desde 2002, absorveu também o United States Space Command. Tem a seu encargo as operações de satélites militares, defesa de mísseis, inteligência e combate a armas de destruição em massa.