Artigos

06 Terror PODERES DA MENTE

ESPECIAIS/VE FILMES DE TERROR E FANTASIA PARA REVER

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data31/03/2022
fonte


A INOCENTE FACE DO TERROR (The Other, 1972)

Direção de Robert Mulligan.
 


SEIZURE (Seizure, 1974)

Direção de Oliver Stone.
 


PATRICK (Patrick, 1978)

Direção de Richard Franklin.

Susan Penhaligon e Robert Thompson (Filmways Australasian Distributors/ Australian International Film Corporation/ Australian Film Commission/ Victorian Film Corporation).

Mais um bom exemplo do cinema australiano, ainda que o diretor Franklin não tenha seguido uma carreira brilhante. Robert Thompson interpreta Patrick, um paciente internado em estado de coma em um pequeno hospital, permanecendo por três anos ligado a aparelhos após ter assassinado a mãe e o amante dela.
Uma enfermeira que chega ao hospital (Susan Penhaligon) descobre que Patrick consegue se comunicar e que possui poderes paranormais, agindo à distância e interferindo em sua vida, inclusive matando uma das enfermeiras que pretendia desligar os aparelhos que o sustentavam.
Bom ritmo de filmagem, boa utilização de câmera, em um filme que não foi muito bem nas bilheterias australianas, mas que teve um certo sucesso internacionalmente e, certamente, é acima da média do terror produzido na época, ainda que também possa ser considerado um filme de fantasia. Tem trilha sonora de Brian May – não o guitarrista do Queen, mas o músico australiano responsável, entre outros, pela trilha de Mad Max. Ainda venceu os prêmios dos festivais de Avoriaz e Sitges.
No Brasil, lançado em VHS (Macvideo).
 


O TOQUE DE MEDUSA (The Medusa Touch, 1978)

Direção de Jack Gold.
 


ALUCINAÇÕES DO MAL (The Sender, 1982)

Direção de Roger Christian.
 


A HORA DA ZONA MORTA (The Dead Zone, 1983)

Direção de David Cronenberg.
 


ARCO-ÍRIS NEGRO: ALÉM DA VIDA (Black Rainbow, 1989)

Direção de Mike Hodges.

(Goldcrest Films International).

O filme estreou no Festival de Filmes de Fantasia de Sitges ganhando o prêmio de melhor roteiro para o diretor Mike Hodges (o mesmo de O Homem Terminal e Flash Gordon).
Pai (Jason Robards) e filha (Rosanna Arquette) percorrem os EUA apresentando uma espécie de show místico-religioso no qual, por meio de truques, ela deve conversar com familiares mortos das pessoas que pagaram a entrada para o local. Só que as coisas começam a fugir ao controle quando ela passa a ter premonições reais durante os espetáculos, prevendo um crime que faz com que o criminoso vá atrás dela.
O jornalista Gary Wallace (Tom Hulce) acompanha-os tentando ajudá-la, ao mesmo tempo em que prepara uma matéria. A história é contada em flash-back pelo jornalista que, anos depois, está tentando encontrar a mulher, mas acaba encontrando um fantasma dela, ou um duplo.
Um filme estranho, examinando os limites da realidade, o ponto em que a fraude se encontra de fato com o sobrenatural, e a reação das pessoas ao entrarem em contato com o misterioso, o que muitas vezes pode não trazer-lhes a paz que esperam. Interessante.