Artigos

DOUTOR SONO

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data22/12/2014
fonte
Stephen King retorna aos personagens de O Iluminado.

Trinta e seis anos após os eventos terríveis no Hotel Overlook, palco de O Iluminado (The Shinning), Stephen King publicou a sequência da história, contando o que aconteceu com o jovem Danny Torrance e sua incrível capacidade psíquica, sua “iluminação”.
Podemos adiantar que a vida de Danny não foi um mar de rosas, mas é claro que os que estão familiarizados com as histórias de Stephen King já poderiam imaginar isso. Dan Torrance continua assombrado por antigos moradores do hotel e embarca numa existência de alcoolismo, tentando encontrar um pouco de paz em sua mente e um objetivo em sua vida.
As coisas só vão mudar muitos anos mais tarde, quando ele começa a ter contato com a jovem Abra Stone, com capacidades psíquicas muito maiores do que Dan tinha quando jovem.
Para complicar as coisas, King introduz um grupo que chama a si mesmo de o Verdadeiro Nó. Eles são humanos, mas agem como vampiros, com a capacidade de se alimentar da energia de seres psiquicamente desenvolvidos. Vagueiam pela América procurando sua fonte de alimento e, claro, vão cruzar o caminho de Dan e Abra.
A narrativa do período de alcoolismo de Dan Torrance provavelmente tem relação com o período em que o próprio Stephen King estava envolvido com álcool e drogas, nos anos 1980. No caso do personagem, o álcool era a única forma de diminuir a frequência das aparições dos mortos.
Ao final do livro, King deixa bem claro que este Doutor Sono é a sequência do livro O Iluminado, e não do filme de Stanley Kubrick, do qual o autor sempre deixou claro que não é um grande fã.
É improvável que Doutor Sono se torne um clássico como O Iluminado, e certamente não está entre os melhores livros de King; mesmo entre seus trabalhos mais recentes existem alguns mais interessantes.
Por outro lado, parece ser praticamente impossível Stephen King escrever um livro ruim e, mesmo sendo um livro mediano do autor, Doutor Sono ainda é melhor do que a maioria dos livros de terror da atualidade. E os personagens Dan Torrance e Abra Stone foram muito bem elaborados.

Doutor Sono (Doctor Sleep, 2013)
Stephen King
Suma de Letras
480 páginas