Artigos

COLOCANDO A LEITURA EM DIA: DESPERTAR

Livros/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data12/08/2019
fonte
Livro de Octavia E. Butler fala sobre a dificuldade em lidar com as diferenças.

Quando a Editora Morro Branco começou a publicar os livros de Octavia E. Butler (1947-2006), corrigiu uma das muitas falhas na edição de livros de ficção científica no Brasil, apresentando aos leitores do país uma das maiores escritoras do gênero. Por alguma razão, só recentemente corri atrás da leitura de suas obras, conhecendo sua qualidade em A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos, uma série perturbadora, já comentada aqui.
Despertar é mais uma obra sensacional da autora, o primeiro livro da série Xenogênese, também conhecido como Lilith’s Brood, título escolhido a partir do nome da personagem central deste livro, Lilith Iyapo.
Ao abordar um tema recorrente no gênero – o contato da raça humana com uma raça alienígena – Butler aproveita para falar sobre sexualidade, gênero e racismo. Lilith desperta após passar 250 anos em estado de animação suspensa e se vê em um ambiente desconhecido. Ficamos sabendo que a humanidade foi praticamente destruída após uma guerra nuclear, e a raça alienígena chamada Oankali conseguiu resgatar alguns sobreviventes para tentar reimplantá-los no planeta, modificando suas estruturas genéticas e preparando-os para a vida em uma Terra que passou por modificações.
Um dos problemas principais está na eterna desconfiança dos humanos em tudo o que seja diferente, e com os Oankali a situação é amplificada devido à sua aparência repugnante para os terrestres, sua tecnologia e conhecimento científico impressionantes, e sua forma de pensar totalmente distinta da nossa. Um dos Oankali diz para um sobrevivente humano que, para a maioria das espécies, o diferente é ameaçador, perigoso, que desperta a sensação de que esse “diferente” pode matá-lo.
Além disso, outro tema recorrente na ficção científica é parte importante da história: o medo da perda de identidade, aqui despertado pelas alterações que os Oankali querem fazer na estrutura básica dos humanos. Naturalmente desconfiados, os terrestres duvidam das ações dos alienígenas e imaginam o que eles, de fato, podem querer obter do contato conosco.
Mais um livro excelente que vale a pena conhecer.
A série ainda é composta por mais dois livros: Ritos de Passagem (1988) e Imago (1989).


DESPERTAR (Dawn, 1987)
Octavia E. Butler
Editora Morro Branco
352 páginas