Artigos

O Trono do Sol - A Magia do Anoitecer

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data11/11/2013
fonte
Publicado no Brasil o segundo volume da trilogia "O Ciclo Nessântico", de S.L. Farrell

Quando comentei sobre o primeiro livro da série, “A Magia da Alvorada”, terminava o texto dizendo que, como o autor já tinha terminado de escrever a trilogia, esperava-se que os dois livros seguintes não demorassem para chegar ao Brasil. Bom... isso foi em março de 2012.
Seja como for, é mais um volume sensacional, contando a história de um mundo de fantasia, com nações envolvidas em tramas políticas, militares e religiosas complexas.
O centro das atenções é Nessântico, a cidade que sedia um império poderoso, porém entrando em fase de declínio, ameaçado por inimigos internos e externos.
Permanece um conflito com relação à forma de se utilizar a magia. Os seguidores da fé concénziana, que acreditam no deus Cénzi, afirmam que só ele pode fornecer os meios para se utilizar o Ilmodo, a energia que permite que as ações mágicas sejam realizadas, a partir de regras rígidas cujo rompimento pode resultar na condenação da pessoa. Condenação de fato, do corpo físico, não espiritual.
Nesse ambiente, surgem os numetodos, que não seguem qualquer fé, mas entendem que a magia pode ser realizada por qualquer um, desde que seus fundamentos sejam entendidos e praticados. Para eles, o mundo não pode ser visto e estudado pelos olhos da fé, mas sim da razão e experimentação. Nas palavras de um numetodo: “A magia é uma manifestação tão religiosa quanto o fato de que um objeto solto da mão cairá ao chão”.
Neste segundo volume, entram em cena os ocidentais, seguidores de outros deuses, mas que também utilizam a magia, de forma ainda mais efetiva, e que se revoltam contra a ocupação de suas terras pelo império Nessântico. Também é deles a descoberta de um material que poderá – e deverá – revolucionar o mundo, em particular a maneira como as guerras são travadas.
A estrutura narrativa continua a mesma do primeiro livro, com os capítulos divididos pelo nome dos personagens e as ações narradas sob pontos de vista distintos e complementares – e os personagens nunca são simples ou unidimensionais.
Um livro maravilhoso, entre os melhores do gênero que chegaram por aqui nos últimos anos. Só resta esperar que o terceiro e último da série não demore outros 20 meses para ser publicado.

O Trono do Sol - A Magia do Anoitecer - O Ciclo Nessântico, Livro Dois (A Magic of Nightfall, 2009)
S.L. Farrell
640 páginas
LeYa