Artigos

ESCURIDÃO TOTAL SEM ESTRELAS

Livros

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data14/11/2015
fonte
Mais um livro de Stephen King chega ao mercado brasileiro, com quatro histórias excelentes.
No posfácio do livro, Stephen King diz que “As histórias neste livro são chocantes”, e que em alguns momentos os leitores podem achar difícil lê-las, garantindo que, para ele, em alguns momentos também foi difícil escrevê-las. Ao falar com seus leitores em prefácios e posfácios, Stephen King sempre foi muito honesto com relação ao seu trabalho, e mesmo com relação à sua vida e os sérios problemas que enfrentou com as drogas. Assim, não há por que desconfiar que ele não esteja sendo honesto ao falar sobre a dificuldade em escrever essas histórias. E se o próprio autor sente-se dessa forma, é possível imaginar a reação dos leitores.
A primeira impressão que surge da leitura das quatro histórias do livro é muito próxima do que o próprio autor escreveu no citado posfácio: “Tentei dar o meu melhor em Escuridão total sem estrelas para mostrar o que as pessoas poderiam fazer, e como poderiam se comportar, sob certas circunstâncias terríveis”.
E estamos falando de pessoas normais sob circunstâncias anormais. Em alguns casos, as histórias até trazem temas já conhecidos do gênero, como uma mulher em busca de vingança (em “Gigante do Volante”), ou um pacto com o diabo (em “Extensão Justa”), ou um assassino em série (em “Um Bom Casamento”). Só que o desenvolvimento das ações e a conclusão das histórias seguem uma lógica interna, da personalidade da personagem colocada em uma situação que jamais poderia imaginar que aconteceria com ela. O sujeito que faz um pacto com o diabo não é Fausto e não existem cláusulas secretas, dúvidas ou arrependimentos. A mulher em busca de vingança nem sempre sabe exatamente o que está fazendo ou como chegou àquela situação. O assassino em série não é exatamente o que aparenta, para não falar que não é exatamente o centro da história.
Nas quatro histórias, Stephen King deu muita atenção às personagens femininas, que têm função primordial mesmo quando não estão presentes, e são muito fortes, em vários sentidos.
E ele realmente se esforçou para mostrar como as pessoas comuns podem ser capazes de atos terríveis, se as circunstâncias as levarem nessa direção.


Escuridão Total Sem Estrelas (Full Dark, No Stars, 2010)
Stephen King
Suma de Letras
392 páginas