Artigos

COLOCANDO A LEITURA EM DIA: Deuses Renascidos e Apenas Humanos

Livros/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data10/05/2020
fonte
Os dois livros que fecham a trilogia Os Arquivos Têmis, de Sylvain Neuvel.

Rose Franklin, a personagem central do primeiro livro, Gigantes Adormecidos, continua sendo fundamental nos dois livros seguintes, escritos utilizando a mesma fórmula do primeiro, ou seja, com capítulos curtos apresentados na forma de entrevistas, conversas ou reportagens, como se tudo o que os personagens falam e fazem estivesse sempre sendo observado e gravado por alguém, ainda que o observador mude de acordo com a ocasião. Funciona, no sentido de manter um ritmo constante na leitura e também o suspense em situações importantes.
A situação apresentada no primeiro volume tem desdobramentos que ameaçam a própria sobrevivência da raça humana, uma vez que entram em cena os alienígenas construtores do robô gigante descoberto no início da história.
No segundo livro, Deuses Renascidos, ficamos sabendo que os alienígenas são diferentes de nós, mas nem tanto, e existe uma explicação para isso. E é exatamente essa proximidade entre as raças que causa um problema de proporções mundiais que irá mudar a sociedade terrestre de forma profunda, e que ficará explícita no terceiro e último livro, Apenas Humanos.
Talvez seja estranho fazer uma comparação com a situação atual do planeta, mas o terceiro livro mostra a humanidade em uma situação inesperada após os problemas terríveis ocorridos no livro anterior. Muitas personagens imaginavam a possibilidade de que a humanidade conseguisse, finalmente, superar suas diferenças – pequenas, quando comparadas ao que tiveram de enfrentar –, mas o que ocorre é exatamente o oposto. O mundo fica ainda mais dividido, com os valores sociais e democráticos praticamente inexistentes, e o ódio ganhando proporções assustadoras e perigosas para a raça humana. Como se vê em grande parte dos eventos atuais do planeta, a ciência é praticamente esquecida, a não ser quando é utilizada para construir mais máquinas mortíferas. A racionalidade é deixada de lado e o medo de tudo que seja “diferente” provoca situações que ameaçam a sobrevivência das sociedades humanas.
Não dá para considerar a trilogia entre as grandes produções da ficção científica, mas certamente é uma leitura interessante e bem realizada.
Em entrevista recente, Sylvain Neuvel foi perguntado a respeito do acordo com a Sony para a realização de uma adaptação para o cinema, mas ele disse que não podia falar a respeito; assim, o projeto está em “desenvolvimento” desde 2015 e, atualmente, certamente nada está sendo feito.


DEUSES RENASCIDOS (Waking Gods, 2017)
Sylvain Neuvel
Suma de Letras (2017)
392 páginas

APENAS HUMANOS (Only Human, 2018)
Sylvain Neuvel
Suma de Letras (2020)
392 páginas