Artigos

DVD/ Os Invasores de Marte

DVD

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data17/08/2010
fonte
Paranoia e pesadelo no clássico dos anos 50.

Os Invasores de Marte

Ainda que muitas vezes o filme Os Invasores de Marte (Invaders From Mars, 1953) seja visto pela crítica como um filme com a inocência de abordagem típica da ficção científica dos anos 1950, ele também pode ser visto por outro ângulo. Ao mesmo tempo em que apresenta clichês da época – como no visual dos marcianos invasores –, também traz imagens oníricas cuidadosamente trabalhadas, indicando que tudo aquilo pode não ser nada mais do que a visão de um garoto.
Seja como for, trata-se de um clássico da ficção científica, e o diretor William Cameron Menzies já era um especialista nisso; é dele o clássico Daqui a Cem Anos (Things to Come, 1936), baseado na obra de H.G. Wells. E, no mesmo ano de 1953, ele ainda dirigiria o estranhíssimo e sensacional O Mistério da Torre (The Maze).
Segundo o crítico e pesquisador de cinema Phil Hardy, em seu The Encyclopedia of Science Fiction Movies, esse é o primeiro filme de "invasão alienígena" filmado em cores.
A história começa quando um jovem (Jimmy Hunt) acorda em seu quarto devido ao barulho e as luzes de um disco-voador descendo num local próximo a sua casa. Seu pai (Leif Erickson) vai até o local averiguar a história do filho e, quando volta, o rapaz percebe uma mudança em suas atitudes. Posteriormente, sua mãe e outras pessoas conhecidas também começam a agir de forma estranha, e ele nota a existência de pequenos aparelhos, como transmissores, implantados nos pescoços das pessoas. Os únicos que dão crédito a ele são uma psicóloga (Helena Carter) e um astrônomo (Arthur Franz).


O "cérebro" que controla os humanos.

Prossegue em ritmo de aventura paranoica, com a psicóloga e o jovem sendo levados a bordo da nave, que é controlada por uma espécie de cérebro com tentáculos, o ser que mantém os humanos sob seu domínio, como escravos.
Como quase todos os filmes sobre invasões alienígenas na época da Guerra Fria, esse também foi relacionado à seção "comunistas embaixo da cama", como se fosse uma metáfora sobre a possível conquista de corações e mentes norte-americanas pelo ideal soviético. Pode ser que seja, mas o que se destaca mesmo é o aspecto de pesadelo que caracteriza o filme, além do fato de Menzies ter dado destaque ao ponto de vista do jovem, reforçando a noção de que tudo se trata de um sonho.

Existem dois finais diferentes para o filme, o mais interessante apresentado nos Estados Unidos, e outro preparado para a distribuição inglesa, na qual o aspecto de sonho não é tão realçado. Não sei dizer qual é a versão apresentada neste DVD da Cult Classic, mas seja lá qual for, vale a pena conhecer.

 

OS INVASORES DE MARTE (Invaders From Mars)
EUA/ 1953
Direção de William Cameron Menzies.
Roteiro de Richard Blake.
Com Helena Carter, Arthur Franz, Jimmy Hunt, Leif Erickson, Hillary Brooke, Morris Ankrum, Milburn Stone.
82 minutos

Lançamento da Cult Classic.