Artigos

O HOMEM DA TERRA

FILMES

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data30/06/2012
fonte
Na seção de filmes que vale a pena procurar, The Man From Earth, baseado em roteiro de Jerome Bixby.

O Homen da Terra (The Man From Earth, 2007) foi  apresentado no Fantaspoa, Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre, em 2008. O roteiro é do escritor e editor de ficção científica, Jerome Bixby, autor de alguns roteiros das séries de TV Jornada nas Estrelas e Além da Imaginação. Trata-se de uma ideia que ele teve nos anos 1960 e que só finalizou próximo à sua morte.

O professor John (David Lee Smith) resolve partir da cidade na qual está vivendo há dez anos, e seus colegas vão à sua casa para uma despedida, não entendendo por que ele está indo embora. Misterioso quanto às suas razões, inicialmente ele apenas diz que a cada 10 anos ele muda de cidade.
Quando a conversa progride, eles percebem que ele está querendo falar alguma coisa, mas parece estar na dúvida. Ele então diz para eles imaginarem uma história de ficção científica a respeito de um homem que, por alguma razão, não morre jamais. Esse homem teria 14 mil anos de idade e teria conhecido tudo o que a humanidade fez nesse período.

 


Quando começa a falar sobre religião, John (à direita) deixa alguns colegas abalados com suas revelações.
 

Na sequência de sua narrativa, os amigos vão fazendo perguntas sobre os diferentes períodos da história que esse homem teria vivido, e suas respostas mexem com as convicções e conhecimentos científicos e religiosos dos colegas.
John conta a história como se ele fosse, de fato, esse homem com 14 mil anos de idade, criando um clima de tensão crescente. A verdade só será conhecida ao final do filme, e vem de forma inesperada.

Para quem gosta apenas de produções repletas de ação, efeitos especiais ou guerras espaciais, esta não é uma boa opção. O filme foi realizado com um orçamento de 200 mil dólares e é mais uma comprovação de que um bom filme de ficção científica não necessita, necessariamente, ser uma produção milionária. Um filme simples, mas apenas no sentido de que não se utiliza de efeitos especiais ou diferentes locações. No mais, uma maravilhosa narrativa, com atores excelentes.

 


 

 

O autor
Jerome Bixby (1923-1998) não é um autor muito conhecido na ficção científica – a não ser pelos fanáticos, é claro. Grande parte de seu trabalho concentrou-se em roteiros para televisão e cinema. Foi editor da revista Planet Stories e trabalhou nas revistas Galaxy, Thrilling Wonder Stories e Startling Stories, além de trabalhar com histórias em quadrinhos.
Para o cinema, escreveu o roteiro de It! The Terror From Beyond Space (1958), e na televisão foi responsável pelo roteiro de alguns episódios das séries Além da Imaginação e Jornada nas Estrelas. O episódio "It's a Good Life", de Além da Imaginação, também foi utilizado no filme No Limite da Realidade (Twilight Zone: The Movie, 1983), produzido por Steven Spielberg e John Landis. Bixby também escreveu a história para o filme Viagem Fantástica (Fantastic Journey, 1966), dirigido por Richard Fleischer, e que também foi a base para o livro de Isaac Asimov.


Cena do episódio "It’s a Good Life", de Além da Imaginação, exibido na terceira temporada da série, em novembro de 1961. Bill Mumy interpreta Anthony Fremont, antes de se tornar famoso como o Will Robinson de Perdidos no Espaço.

No Brasil, seu conto “Os Buracos ao Redor de Marte” foi publicado na coletânea ... Para Onde Vamos?, editada por Isaac Asimov (Hemus Editora, 1979).
O trabalho de Jerome Bixby é muito respeitado pelos fãs da série Jornada nas Estrelas; ele é creditado como tendo introduzido o tema dos universos paralelos, ou de “universo espelho”, com o episódio “Mirror, Mirror”, conceito que voltou a aparecer em Star Trek: Deep Space Nine e Star Trek Enterprise.

 
Spock e Capitão Kirk, como as versões alternativas, ou "espelhadas", no episódio "Mirror, Mirror". de Jornada nas Estrelas. 

O HOMEM DA TERRA (THE MAN FROM EARTH, EUA 2007)
Direção: Richard Schenkman
Produção: Richard Schenkman e Eric D. Wilkinson
Roteiro: Jerome Bixby
Fotografia: Afshin Shahidi
Música: Mark Hinton Stewart
Com David Lee Smith, Tony Todd, John Billingsley, Ellen Crawford, Annika Peterson, William Katt, Alexis Thorpe, Richard Riehle.
87 minutos