Artigos

MUNDOS APOCALÍPTICOS Histórias do Fim dos Tempos

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data03/10/2019
fonte
Coletânea traz 22 contos excelentes retratando a vida na Terra após a destruição do planeta.

O apocalipse, em suas mais variadas formas, é um dos temas mais antigos da ficção científica, o que não significa necessariamente que sempre tenha sido tratado com o cuidado necessário. Existem obras excelentes e profundas, tanto na literatura quanto no cinema, e também porcarias insuportáveis e mal produzidas.
O que se vê nessa coletânea organizada por John Joseph Adams é a reunião de histórias excelentes, algumas de escritores bem conhecidos do público brasileiro, outras de autores pouco ou nada publicados por aqui. E, claro, o clima é, quase sempre, muito, muito pesado; afinal, em todas elas o mundo foi destruído, e os sobreviventes têm de se virar com o que sobrou.
O único conto que já conhecia é o que abre o livro, O Fim da Confusão Toda (The End of the Whole Mess, 1986), de Stephen King, anteriormente publicado no Brasil na coletânea Pesadelos e Paisagens Noturnas; o conto também virou um dos episódios do seriado com o mesmo nome, em 2006.
Confesso que não conhecia vários dos autores. Os meus “chegados”, além de Stephen King: Orson Scott Card, George R.R. Martin, Gene Wolfe e Octavia E. Butler. Os outros autores: Paolo Bacigalupi, Mary Rickert, Jonathan Lethem, Tobias S. Buckell, Jack McDevitt, Cory Doctorow, James Van Pelt, Richard Kadrey, Catherine Wells, Jerry Oltion, Nancy Kress, Elizabeth Bear, Carol Emshwiller, Neal Barrett Jr., Dale Bailey, David Grigg e John Langan. Já conhecia de nome Carol Emshwiller – falecida em fevereiro de 2019 – uma das escritoras feministas mais importantes do gênero, publicando ficção científica desde 1955, e esposa do ilustrador Ed Emshwiller (falecido em 1990), responsável por inúmeras capas da era das revistas pulp.
O desconhecimento desses muitos autores pode ser em parte atribuído à minha ignorância, mas em grande parte também ao quase desprezo que muitas editoras têm pelo gênero em nosso país. Sem falar na imensa necessidade que temos, por aqui, de recuperar obras e autores importantes da FC, terror e fantasia que jamais deram as caras por aqui.
Ao ler as pequenas apresentações a cada escritor e escritora antes dos contos, dá para perceber que ninguém está para brincadeira, tantas são as premiações e indicações a prêmios importantes que eles carregam.
Os contos não apresentam situações banais, clichês ou com soluções simples, e cobrem um amplo território de opções, situações e formas de contar uma história. Nem sempre é muito fácil reunir 22 contos de nível tão bom, mas certamente foi o que John Joseph Adams conseguiu aqui. Vale a pena conhecer.

E se alguém quiser saber mais alguma coisa sobre livros e filmes a respeito do mundo pós-apocalipse, também pode consultar a matéria O que fazer depois do fim do mundo?


MUNDOS APOCALÍPTICOS – Histórias do Fim dos Tempos (Wastelands: Stories of the Apocalypse, 2008)
Organização de John Joseph Adams
Editora Planeta/ Minotauro
496 páginas