Artigos

VE NI Índice

ESPECIAIS/VE NA ILHA

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data04/08/2015
fonte
Índice

No Início, Eram as Ilhas...
Tudo começou há milhares de anos e, desde então, as histórias de pessoas isoladas numa ilha se multiplicaram, especialmente nos gêneros de aventura, ficção científica e terror.

Ilhas de Piratas
Quem nunca leu uma história de um tesouro enterrado numa ilha por um pirata qualquer não sabe o que está perdendo. As histórias de piratas, seus tesouros e ilhas remotas estão entre as mais populares da literatura.

Ilhas Lendárias e Místicas
Durante séculos, os mapas do nosso planeta mostravam uma série de locais que não existiam, ou que só existiam na imaginação dos intrépidos navegadores marítimos. Algumas das indicações nessas cartas se deviam a erros de interpretação; outras derivaram de lendas muito antigas.

O Continente Perdido
O que teve início como um provável relato de natureza filosófica, elaborado pelo grego Platão, transformou-se numa lenda de proporções jamais vistas no planeta, dando início a uma procura incessante pela verdadeira localização do continente da Atlântida, que teria desaparecido no meio do oceano.

Nas Ilhas Gregas
A mitologia grega está repleta de histórias sobre ilhas com criaturas fantásticas.

Utopias e transformações
Entre outras coisas, as ilhas também são o cenário ideal para a elaboração de utopias, distopias e histórias de superação e transformação interior.

Muitas Ilhas
A literatura, o cinema e a televisão têm inúmeros exemplos de histórias passadas em ilhas. Fantasia, terror, ficção científica, metáforas, abordagens filosóficas: nas ilhas, vale de tudo. A seguir apresentamos uma lista extensa, ainda que incompleta.