Artigos

NÓS SOMOS A CIDADE

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data12/09/2021
fonte
Nova fantasia da autora da trilogia A Terra Partida, com um pé na literatura de terror.

Após o imenso sucesso de sua trilogia A Terra Partida – composta por A Quinta Estação, O Portão do Obelisco e O Céu de Pedra – a escritora norte-americana N.K. Jemisin apresenta o início de uma nova série de obras com Nós Somos a Cidade, outra fantasia mágica, desta vez com ação situada em Nova York e com tons de horror.
A história parte do pressuposto de que, em determinado momento de suas existências, as grandes cidades do planeta ganham vida, despertam, e passam a se manifestar por meio de avatares. E a bola da vez é Nova York, despertando violentamente, uma vez que as cidades que despertam são atacadas por entidades de outra dimensão, e precisam se proteger com a ajuda dos avatares. Estes, de certa forma, conseguem absorver a força da cidade e defendê-la dos ataques dimensionais, ainda que em Nova York tudo dê a entender que a batalha será ainda pior do que em outras cidades despertadas, uma vez que as entidades dimensionais estão mais fortes.
Uma nova cidade despertada é sempre ajudada por uma cidade recém despertada, e quem chega para ajudar Nova York é São Paulo, uma das mais recentes a acordar, representada por seu avatar. Ele só pode aconselhar e orientar algumas linhas de ação, uma vez que sua força reside em sua cidade e, quando está distante, pouco pode fazer.
Como se trata de uma história de amor pela cidade, Jemisin faz com que Nova York tenha não um, mas cinco avatares, além do avatar principal representando a cidade como um todo. Os demais são representantes dos cinco distritos da cidade: Bronx, Brooklyn, Queens, Manhattan e Staten Island. Eles são habitantes normais da cidade que, repentinamente, percebem que são a personificação do bairro, e que têm uma missão a cumprir, salvando a cidade dos ataques brutais da entidade de outra dimensão, cuja identidade só é revelada próximo ao final.
A história é repleta de referências históricas que, para falar a verdade, devem interessar muito mais aos leitores nova-iorquinos do que aos demais. Também traz discussões sobre o racismo e sobre como as grandes corporações prejudicam a vida e o desenvolvimento dos habitantes da cidade, em particular aqueles afetados pelo preconceito, racismo e oportunidades sociais limitadas.
Quem leu a trilogia A Terra Partida – que rendeu à autora três prêmios Hugo consecutivos – provavelmente esperava algo tão grandioso quanto, mas não é o caso. A própria autora disse em entrevista que, depois do trabalho que teve para elaborar o universo da trilogia anterior, pretendia se divertir mais escrevendo esse livro.
E, certamente, quem gosta do gênero vai se divertir, e encontrar referências à obra de H.P. Lovecraft; ao longo da história é citado o racismo de Lovecraft e seu ódio a Nova York; e uma personagem de suas histórias também vai surgir em determinado momento.
E ainda, apesar de ser o início de uma nova série de livros, esse pode ser lido como uma obra autônoma. Resta saber o que virá pela frente. Seja como for, Jemisin continua firmando sua posição como uma das mais importantes autores do gênero fantástico da atualidade, e é um que livro vale a pena ser lido.


NÓS SOMOS A CIDADE (The City We Became, 2020)
N.K. Jemisin
Suma de Letras
410 páginas