Artigos

A PARÁBOLA DOS TALENTOS

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data05/08/2019
fonte
O segundo e último livro da série Semente da Terra, de Octavia E. Butler.

A série Semente da Terra, que começou com A Parábola do Semeador, talvez seja a distopia mais próxima de acontecimentos possíveis em um futuro próximo que a literatura de ficção científica já apresentou.
Neste segundo volume, Octavia E. Butler continua contando a história de Lauren Oya Olamina e sua tentativa de construir uma nova religião, de encontrar um caminho viável para a humanidade, caminho centrado na educação, no conhecimento e na convivência, agora com as narrativas em seu diário sendo intercaladas pelos comentários de sua filha.
A situação dos Estados Unidos continua apresentando níveis de violência e desorganização social jamais vistos, em particular com a ascensão da América Cristã, uma organização política de natureza religiosa extremista, com ramificações em grupos tão violentos que suas ações lembram as da Inquisição, opondo-se aos “pagãos” com atos não apenas ilegais – e totalmente ignorados pelas autoridades – mas de uma hipocrisia extrema.
Olamina tenta manter unido seu grupo, vivendo da terra, em paz e harmonia, mas o mundo à sua volta não permite que isso aconteça. Butler disse que “Às vezes a única coisa mais perigosa que gente assustada, confusa, desesperada, procurando por soluções, é gente assustada, confusa, desesperada, encontrando e se contentando com soluções ruins”. Essa situação possível não apenas explica o que acontece na história, mas diz muito a respeito de situações atuais, não só nos EUA, mas em praticamente todo o planeta.
No livro, as “soluções ruins” que muitas pessoas encontram e com as quais se conformam, inevitavelmente se voltam contra elas mesmas em algum momento. Ao escolherem um líder que diz ter as soluções para todos os problemas, as pessoas não percebem que as soluções que ele apresenta são, apenas, as soluções “dele”.
O livro ganhou o Prêmio Nebula de Melhor Romance em 2000. Octavia E. Butler pretendia escrever um terceiro volume da série, apresentando colonos terrestres em outro planeta, uma vez que um dos grandes objetivos da Semente da Terra era ajudar a humanidade a partir para outros planetas, mas ela teve um bloqueio criativo e resolveu partir para outro livro.
Os dois livros estão entre o que a ficção científica produziu de melhor, colocando o nome da autora entre os grandes escritores do gênero.


A PARÁBOLA DOS TALENTOS (Parable of the Talents, 1998)
Octavia E. Butler
560 páginas
Editora Morro Branco