Artigos

04 Fantasia NOVOS CORPOS

ESPECIAIS/VE FILMES DE TERROR E FANTASIA PARA REVER

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data31/03/2022
fonte


QUE ESPERE O CÉU (Here Comes Mr. Jordan, 1941)

Direção de Alexander Hall.

Claude Rains, Robert Montgomery e James Gleason (Columbia Pictures).

Comédia e fantasia baseada na peça Heaven Can Wait (1938), de Harry Segall. Apresenta Robert Montgomery como o boxeador Joe Pendleton, prestes a disputar o título mundial, mas que sofre um acidente aéreo e é levado ao Céu pelo anjo 7013 (Edward Everett Horton). Na Terra, o corpo de Joe é cremado, mas no Céu percebe-se que um erro foi cometido, e que ele deveria ter vivido mais 50 anos. O anjo superior, o senhor Jordan (Claude Rains) entende que ele deve ser levado de volta à Terra, mas em um corpo recentemente falecido.
A partir daí ocorrem inúmeras confusões, em boa diversão. Harry Segall ganhou o Oscar pela história original, e Sidney Buchman e Seton I. Miller pelo roteiro. A história teve outras filmagens posteriores, mas esta permanece como a melhor, com grande elenco.
No Brasil, lançado em DVD.
 


O HOMEM QUE NÃO ERA (The Man Who Haunted Himself, 1970)

Direção de Basil Dearden.

Roger Moore (EMI Films/ Excalibur Films).

Um estranho e interessante filme baseado no livro The Strange Case of Mr. Pelham (1957), de Anthony Armstrong. Roger Moore é um executivo que sofre um acidente de carro, causado por sua imprudência. No hospital, no momento em que está na mesa de operações, seu coração para de bater mas ele é reanimado. Por alguns segundos os instrumentos acusam dois corações batendo ao mesmo tempo.
Ele retoma suas atividades normais, mas percebe que existe alguém que está se fazendo passar por ele, como um sósia perfeito. Depois de muitas dificuldades, encontram-se cara a cara, e o outro, que já está vivendo em sua casa com sua família, diz que eles são a mesma pessoa, tendo havido uma divisão na hora em que morreu. Este foi o último trabalho de Basil Dearden que, curiosamente, morreu em um acidente de carro em 1971.
O crítico Baird Searles disse que o filme, apesar de ser uma produção pequena e sem pretensões, consegue ser tanto original quanto assustador, atualizando o conceito mais antigo do doppelganger, o duplo. “O filme é extraordinariamente objetivo e tenso, com nada irrelevante colocando-se no caminho da história”, disse Searles.
Os momentos de tensão vão sendo cuidadosamente construídos, com Roger Moore excelente, inicialmente sem saber exatamente o que está acontecendo em sua vida e, posteriormente, entrando em pânico ao perceber a extensão do problema em que se encontra.
No Brasil, lançado em DVD.
 


UM ESPÍRITO BAIXOU EM MIM (All Of Me, 1984)

Direção de Carl Reiner.

Steve Martin, tentando controlar seu corpo (Kings Road Entertainment/ Old Time Productions).

Comédia baseada no romance Me Two, de Edwin Davis, com excelentes atuações de Steve Martin e Lily Tomlin. Ela é uma milionária que não deseja morrer e consegue a ajuda de um místico para fazer com que sua alma seja transmigrada ao corpo de uma mulher. Só que, por engano, ela entra no corpo de Martin, seu advogado, que passa a conviver com a alma dela. Ela tem o controle do lado direito do corpo, e ele do lado esquerdo. As confusões possíveis a partir desse ponto são inúmeras.
Steve Martin é o grande destaque, dividido entre homem e mulher e muitas vezes sem conseguir controlar qualquer situação em que se encontre.
No Brasil, lançado em DVD.
 


QUERO SER GRANDE (Big, 1988)

Direção de Penny Marshall.

Tom Hanks e Robert Loggia, em uma das cenas mais famosas do filme (Twentieth Century Fox/ Gracie Films/ American Entertainment Partners II L.P.).

Da safra de filmes apresentando trocas de identidade, sexo ou idades que surgiu nos anos 1980/1990, este é, provavelmente, o mais bem feito, engraçado e interessante, graças à excelente interpretação de Tom Hanks e a direção de Penny Marshall.
O jovem Josh (David Moscow) coloca uma moeda em uma antiga máquina de desejos em um parque de diversões e, no dia seguinte, acorda já adulto (Tom Hanks), sendo imediatamente expulso de casa, pois sua mãe acha que ele é um ladrão. Seu melhor amigo não o reconhece e pensa que se trata de um criminoso qualquer, até ser convencido.
Josh vai para a cidade grande e consegue emprego em uma loja de brinquedos, onde começa a progredir rapidamente, conquistando as pessoas devido ao seu “espírito” de criança. Sua vida e seu modo de agir começa a mudar cada vez mais à medida que se envolve com o mundo dos adultos, mas ele deseja reencontrar a máquina dos desejos e voltar à sua vida normal, com sua família.
No Brasil, lançado em DVD.