Artigos

INTRODUÇÃO – ALGUNS MONSTROS

ESPECIAIS/VE ALGUNS MONSTROS

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data12/07/2019
fonte

(Universal)

Não sei se algum alucinado (ou alucinados) já fez um levantamento que comprove isso, mas é bem possível que os monstros sejam os personagens mais constantes e numerosos nos livros e filmes de ficção científica, terror e fantasia. Até porque a definição do que é um monstro pode variar bastante, dependendo da abordagem do definidor.
Praticamente qualquer ser vivo – real ou imaginário – pode ser um monstro, de acordo com as circunstâncias. Na verdade, qualquer ser vivo ou morto. A lista é imensa, passando por vampiros, fantasmas, robôs, alienígenas (aqueles monstruosos, é claro), zumbis e outros mortos-vivos, criaturas pré-históricas, seres criados pelos humanos, mutações, gigantes, ogros, dragões. E por aí vai.
Nesse especial, resolvi não abordar certos monstros, mas apenas “alguns” monstros. Em outros textos publicados aqui já falei sobre robôs, o que inclui os robôs monstruosos, assim como alienígenas e fantasmas, de modo que não vale a pena voltar aos temas. Já os vampiros e os zumbis representam um universo tão amplo que mereceriam um especial só para eles, caso eu quisesse fazer isso.
Os monstros das histórias de fantasia certamente também mereceriam uma edição só sua, mas não tenho o conhecimento necessário para tal. De qualquer modo, alguns deles podem ser mencionados nas matérias a seguir.

Foto promocional de Boris Karloff como o monstro, em A Noiva de Frankenstein (Universal).