Artigos

COLOCANDO A LEITURA EM DIA: AS BRIGADAS FANTASMA – ENCARCERADOS

Livros/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data05/06/2019
fonte
Dois bons livros de John Scalzi.

As Brigadas Fantasma, de John Scalzi, é a sequência do bom A Guerra do Velho e, como o primeiro livro, apresenta grande dose de ação, agora focando numa seção especializada dos militares terrestres, seres muito mais modificados do que o comum, a ponto de os demais militares entenderem que eles talvez sequer possam ser considerados humanos. No entanto, ao longo da história, ao mostrar a interação entre os membros dessa força especial e suas relações com os “menos modificados”, fica bem claro que eles são humanos e ainda têm as mesmas necessidades e dúvidas que quaisquer seres humanos.
A história é uma delícia, ainda que não se aprofunde em questões sociais mais elevadas, apesar de lidar com algumas questões morais e éticas, em particular as que envolvem o personagem Paul Dirac, um clone que recebe a consciência de um traidor da humanidade; os lideres militares pretendem descobrir os planos do traidor desaparecido, e que tinha muitos segredos importantes, capazes de mudar o rumo das guerras intermináveis sendo travadas entre os terrestres e dezenas de outras raças do universo.
O clone desenvolve sua própria personalidade, é colocado em um pelotão das forças especiais e envolve-se diretamente nas ações que determinam o rumo dos acontecimentos no universo conhecido.
No futuro imaginado por Scalzi, todas as raças alienígenas – e a terrestre, que é alienígena para elas – lutam ferozmente para expandir seus territórios, não pensando duas vezes ao destruírem colônias inimigas, ou até mesmo em cometerem genocídio; são citadas ocasiões em que raças inteiras foram dizimadas. Nesse ambiente, os avanços da ciência genética humana aplicados à guerra são totalmente aceitáveis, caso contrário é provável que a Terra não mais existisse. Uma raça como os Rraey não apenas são inimigos dos terrestres como acham sua carne muito saborosa, de modo que uma colônia terrestre capturada por eles resulta em grandes banquetes.
A série ainda tem mais quatro livros e três contos publicados, e a Editora Aleph deve lançar, ainda em 2019, o terceiro da série, The Last Colony. Diz-se ainda que a Netflix pretende adaptar as histórias para TV, começando com A Guerra do Velho.

O outro livro de John Scalzi é Encarcerados, que utiliza um ambiente de ficção científica para uma narrativa policial, com implicações políticas e sociais interessantes.
A história se passa em um momento em que a sociedade mundial está se reorganizando após passar por uma pandemia, um vírus altamente contagioso que, na maioria das pessoas, causou uma gripe muito forte, mas em uma minoria provocou o que é conhecido como síndrome do encarceramento: os que foram afetados continuavam com suas funções mentais ativas, mas incapazes de se movimentar ou se comunicar. Para que eles possam interagir com o mundo foram criados modelos especiais de corpos robóticos humanoides, aos quais o cérebro das pessoas são conectados; seus corpos inertes são mantidos em algum lugar, sendo devidamente tratados, mas suas mentes podem ocupar os novos corpos. Os corpos humanoides são chamados de C3 (no original, threeps) em homenagem ao personagem C-3PO, de Guerra nas Estrelas.
Uma parcela ainda menor de infectados tornaram-se integradores: não ficaram encarcerados, mas tiveram alterações substanciais em suas estruturas cerebrais, de modo que podem agir como “corpos” momentâneos para os encarcerados, que se conectam à rede neural deles para ter as sensações que não conseguem mais obter.
O personagem central é Chris Shane, um encarcerado, filho de um dos homens mais ricos e conhecidos dos Estados Unidos, que resolve seguir sua vida como agente do FBI, juntando-se à agente Vann e, já em sua primeira semana de serviço, envolvendo-se em uma trama gigantesca que começa com um assassinato que inicialmente os agentes não conseguem decifrar.
Como sempre, Scalzi apresenta seu estilo de narrativa direta, sem muitas descrições e centrando-se nos diálogos interessantes, e com muita ação, humor bem elaborado e críticas bem claras às posturas sociais intolerantes.


AS BRIGADAS FANTASMA (The Ghost Brigades, 2006)
John Scalzi
376 páginas
Editora Aleph

ENCARCERADOS (Lock In, 2014)
John Scalzi
328 páginas
Editora Aleph