Artigos

TEMPO ESTRANHO

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data01/07/2019
fonte
Mais um livro de Joe Hill chega ao Brasil, com quatro boas histórias.

Joe Hill já teve publicados no Brasil os livros A Estrada da Noite, Nosferatu, O Pacto e Fantasmas do Século XX, este último contendo contos, mais próximo do que ele apresenta neste Tempo Estranho (Strange Weather).
Aqui, são quatro romances curtos, ou o que os americanos chamam de novella, histórias maiores do que contos, menores do que romances (entre 17.500 e 40 mil palavras). As histórias são: Instantâneo (Snapshot); Carregado (Loaded); Nas Alturas (Aloft); Chuva (Rain).
As histórias Instantâneo, Nas Alturas e Chuva seguem na linha da literatura fantástica, enquanto Carregado lida com algo que, segundo o próprio Joe Hill, é muito mais aterrorizante do que um vampiro: um homem branco com uma arma. A narrativa segue a vida de Aisha Lanterglass, jovem negra que, no passado, viu seu irmão ser injustamente baleado e morto por um policial branco. Adulta e com uma filha pequena, ela se tornou uma jornalista competente e consegue descobrir o que há de errado com um tiroteio em uma loja do shopping center local, e que envolve um “homem branco com uma arma” citado pelo autor, com todos seus preconceitos e violência. Se alguém espera um final feliz, procure ler outra história.
Instantâneo apresenta um estranho personagem, o Fenício, proprietário de uma câmera tipo Polaroid, mas que tem como principal característica a possibilidade de apagar as memórias das pessoas, e seu encontro com um jovem que não aceita o que ele está fazendo com sua vizinha.
Nas Alturas é, provavelmente, a história mais estranha do livro, apresentando um sujeito que resolve pular de paraquedas apenas para não passar por covarde diante da mulher que ama. Mas quando pula do avião, ele cai sobre uma estranha nuvem que não apenas é sólida, mas é capaz de ler seus pensamentos.
Chuva nasceu, segundo Hill, de um momento em que ele ficou pensando o que poderia forçar as pessoas a deixar de ignorar o que nós temos feito com o clima do planeta. E, assim, ele inventou uma chuva mortal, composta por lascas de cristais afiadíssimos. E, como em Carregado, também lida com o preconceito existente na sociedade, apresentando uma personagem negra e homossexual, passando pelo pior momento de sua vida.
Não dá para considerar esse como sendo o melhor livro de Joe Hill, mas está no mesmo e excelente nível do que já foi publicado no Brasil. Se alguém ainda não conhece o autor, já está mais do que na hora.


TEMPO ESTRANHO (Strange Weather, 2017)
Joe Hill
Harper Collins
448 páginas