Artigos

APOCALIPSE AFRICANO

Livros/Lançamentos

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data11/08/2014
fonte
Publicado no Brasil QUEM TEME A MORTE, excelente história fantástica situada na África.

Com exceção das aventuras fantásticas de H. Rider Haggard – em As Minas do Rei Salomão (1885) e em Ela (1887) – a África não costuma ser cenário para histórias de ficção científica e fantasia, o que torna o livro Quem Teme a Morte, deNnedi Okorafor ainda mais atraente.
No site da autora, o livro é apresentado como uma história de realismo mágico, situado numa África pós-apocalíptica, ainda que ao longo da narrativa jamais seja especificado o que aconteceu no planeta. São apresentados indícios de que, em algum momento no passado, existiu uma tecnologia avançada, com alguns aparelhos e conhecimentos sendo mantidos.
No entanto, o pano de fundo e a grande motivação da autora surgiu da leitura de uma matéria publicada no jornal Washington Post, em 2004, na qual era discutido o estupro utilizado como arma por parte das milícias árabes contra mulheres africanas negras, durante o conflito genocida em Darfur.
A história segue a vida da jovem Onyesonwu – cujo nome significa “Quem Teme a Morte?” – filha de uma mulher Okeke, de pele escura, estuprada por um guerreiro Nuru, de pele clara.
Onye sofre com o preconceito, uma vez que não é negra nem branca, e logo começa a perceber que não é uma pessoa comum, possuindo imensos poderes mágicos, capaz de se transformar em animais, de viajar a outras dimensões, de voar, curar e manipular o tempo. E diz-se que ela será a responsável por reescrever o Grande Livro e salvar a humanidade, num momento em que os Nuru estão varrendo os Okeke de parte da África, comandados por um feiticeiro poderoso.
É interessante ver como Nnedi Okorafor mantém o clima fantástico, acrescentando mais e mais elementos à medida que a narrativa prossegue, sem abrir mão da crítica social e política. O tempo pode ser o futuro, mas os mesmos problemas permanecem, e o preconceito racial e sexual não é apenas dos Nuru com relação aos Okeke, mas destes com relação aos “mais claros”, dos homens com relação às mulheres, dos que desejam que as coisas permaneçam como estão contra os que desejam mudanças.
Este é um daqueles livros que não dá para deixar passar, e já se apresenta entre as grandes obras do fantástico a surgirem por aqui nos últimos anos.
Quem Teme a Morte recebeu o World Fantasy Award for Best Novel, em 2011, e foi indicado para o Nebula Award de 2010, e para o Locus Fantasy Award de 2011.
Nnedi Okorafor nasceu nos Estados Unidos, de pais nigerianos, e sempre manteve contato com a África, que é cenário para outros livros, especialmente os que escreveu para o público “jovens adultos”.
 

Quem Teme a Morte (Who Fears Death?, 2010)
Nnedi Okorafor
412 páginas
Geração Editorial