Artigos

COLOCANDO A LEITURA EM DIA: O DEMONOLOGISTA

Livros/Matérias

autorGilberto Schoereder
publicado porGilberto Schoereder
data14/08/2020
fonte
O livro de terror de Andrew Pyper fala sobre a solidão e a depressão, que podem ser vistas como extensões do Mal no planeta.

Um pensamento que passou pela minha mente quando eu estava lá pela página 50 de O Demonologista foi como era possível que eu ainda não tivesse lido nada de Andrew Pyper. Provavelmente foi porque esperei o livro sair e ebook, para não gastar muito mais na versão impressa – por mais que as versões impressas da editora sejam muito boas e atraentes.
Também imaginava que seria muito difícil encontrar uma história de terror em que um dos personagens centrais fosse o próprio demônio e que tivesse um enredo que fugisse do comum, ou melhor, que não repetisse as centenas ou milhares de versões já apresentadas na literatura e no cinema. Mas estava errado. Andrew Pyper conseguiu elaborar uma história muito interessante e inteligente, combinando terror e thriller, apresentando o personagem central e narrador, David Ullman, em uma busca alucinada, decifrando charadas e dicas deixadas pelo Capeta.
Ullman é um professor da Universidade de Columbia, especializado no estudo da mitologia envolvendo o demônio, e um conhecedor profundo da obra clássica de John Milton, Paraíso Perdido (Paradise Lost, 1667). E, apesar de seu conhecimento sobre a mitologia envolvendo o demônio, Ullman não acredita absolutamente na existência de um Mal que está em combate permanente com o Bem, ou com Deus.
Mas as coisas começam a mudar quando ele recebe a estranha visita de uma mulher que lhe entrega um “convite verbal”, para que ele vá a Veneza, com todas as despesas pagas, para presenciar um “fenômeno”. A conversa com a mulher, que depois ele passaria a chamar de a Mulher Magra, não lhe dá qualquer indicação do que se trata, quem o está contratando ou mesmo o que exatamente esperam dele, a não ser que seu conhecimento é considerado necessário para avaliar o “fenômeno”.
É um dia, no mínimo, estranho para David Ullman. Ele está separado da esposa, e tem uma conversa com o homem por quem ela o deixou. E, depois, encontra-se com sua grande amiga Elaine O’Brien, que lhe diz que está com câncer.
Uma conjunção de eventos faz com que ele viaje para Veneza, levando consigo sua filha adorada, Tess. E, depois de presenciar o “fenômeno”, sua vida não será mais a mesma. De volta aos Estados Unidos, ele vai percorrer o país seguindo dicas fornecidas pelo demônio, baseadas em seu conhecimento do Paraíso Perdido, encontrando pessoas enviadas pelo demônio e sendo perseguido por um assassino contratado por um grupo desconhecido que também quer obter o conhecimento que ele trouxe de Veneza.
A transformação na vida de Ullman não ocorre apenas no sentido físico, com os perigos que têm de enfrentar, mas também nos aspectos mental e ideológico, com suas antigas crenças – ou a falta delas – sendo constantemente confrontadas com a realidade sobrenatural que invade e passa a dirigir sua existência. Ullman também é um personagem extremamente preocupado com a solidão, a sua e a de outras pessoas, e com a depressão, que pode moldar as vidas das pessoas. Ele descobre que esses estados mentais nem sempre podem ser causados por um desequilíbrio químico, mas podem ter relação com a ação do Mal entre os humanos.
O sucesso de vendas do livro, como outros do autor, renderam um contrato para adaptação para as telas, provavelmente como uma série de TV.
Um excelente livro, com um final que deixa margem a diferentes interpretações.


O DEMONOLOGISTA (The Demonologist, 2013)
Andrew Pyper
Darkside Books (2015)
320 páginas