Livros

Belas Maldições (Good Omens) – 1990, Neil Gaiman e Terry Pratchett. Editora Bertrand Brasil (2003), 374 páginas.

A união de dois nomes de peso na literatura e quadrinhos fantásticos; Gaiman, mais conhecido pelos quadrinhos de Sandman, e também autor do sensacional Deuses Americanos; Pratchett, um dos mais populares escritores de fantasia e humor do mundo, criador da alucinada série Discworld.
Dessa vez o alvo é o Apocalipse, o final dos tempos, o momento preparado para a batalha final entre as forças do Bem e do Mal na Terra. O que deveria ser o Anticristo já nasceu, mas um erro do demônio faz com que as crianças sejam trocadas no hospital, e ele cresce para se tornar um jovem muito bom, o que atrapalha os planos do apocalipse. Um anjo e um demônio que vivem há milhares de anos na Terra, e que deveriam ter participação no final dos tempos, também resolvem que isso é uma besteira, e que o bom mesmo é continuar vivendo por aqui, onde eles sempre podem se encontrar para conversar num bom restaurante. Ou seja, tudo dá errado. No centro dos eventos ainda se encontra o centenário livro de profecias de Agnes Nutter, bruxa, que é tão preciso que nunca conseguiu ser conhecido, jamais se tornou um best-seller.
Uma obra hilariante, com farpas e críticas sobrando para todo mundo, com observações ácidas a respeito da sociedade mundial.