Livros

Fronteiras do Universo (His Dark Materials) – Philip Pullman.

A Bússola Dourada (Northern Lights/ TCC The Golden Compass) – 1995. Ed. Objetiva (2002), 417 páginas.
A Faca Sutil (The Subtle Knife) – 1997. Ed. Objetiva (2002), 370 páginas.
A Luneta Âmbar (The Amber Spyglass) – 2000. Ed. Objetiva (2002), 572 páginas.

Sensacional trilogia de PP, geralmente apresentado como um livro para jovens, mas sem dúvida uma delícia para adultos, com história complexa e fortemente influenciada pelos textos de William Blake e pelo Paraíso Perdido de Milton, como o próprio autor admite. Envolve mundos paralelos, realidades alternativas, viagens entre eles, e uma batalha entre o Bem e o Mal. A história centra-se em Lyra, uma jovem que vive em Oxford, mas uma Oxford de um mundo que não é o nosso, em que poderes aparentemente mágicos convivem com descobertas científicas relevantes. Nesse mundo paralelo, as pessoas conseguem ver seus daemons, que não se pode traduzir como sendo demônios, mas partes integrantes de suas personalidades que assumem a forma de animais, dessa forma revelando aspectos da personalidade da pessoa. São inseparáveis; destruir um é destruir o outro. Neste e em todos os outros mundos, problemas estão ocorrendo, às vezes sem que as pessoas percebam, envolvendo o Pó, uma substância que, de alguma forma que só ficamos sabendo ao final das aventuras, é fundamental para a continuidade ou não da vida em todo o universo.
Em suas aventuras, Lyra vai ser acompanhada por Will, um jovem do nosso universo que descobre uma passagem para outro mundo, e que passa a ser um personagem fundamental nos eventos a seguir. No mundo de Lyra, a Igreja é poderosíssima, mas alguns grupos estão determinados a enfrentar a Autoridade, o responsável pela criação do universo; Deus, para alguns. Só que a Autoridade não é mais a mesma, está envelhecida, e o Céu está controlado pelo Regente, e a batalha em questão é apenas um dos complexos e delicados eventos que vão envolver Lyra e Will.
Fantasia e ficção científica de primeira qualidade, muito bem escrito, sem os clichês que, muitas vezes, podem marcar obras do gênero. O primeiro livro foi filmado em 2007, com o mesmo título.