Livros

Histórias Extraordinárias (Tales of the Grotesque and Arabesque) – 1848, Edgar Allan Poe. Abril Cultural (1978), 430 páginas.

Também publicado pela Martin Claret, Companhia das Letras, Ediouro. Talvez o mais conhecido livro de EAP que, sabidamente, não é um escritor de FC, termo que sequer existia em sua época. No entanto, muitos são os críticos e estudiosos do gênero que citam várias de suas histórias como pertencendo àquele grupo chamado “proto FC”. Os contos desse livro que geralmente são tidos entre os precursores da FC são: Manuscrito Encontrado Numa Garrafa; Uma Descida no Maelstrom; A Aventura Sem Paralelo de um Tal Hans Pfaall. O mais facilmente identificável como tal é, sem dúvida, a aventura de Hans Pfaall, em sua viagem à Lua utilizando-se de um balão.
A coletânea tem 16 contos: A Queda da Casa de Usher; O Barril de Amontillado; O Gato Preto; Berenice; Manuscrito Encontrado Numa Garrafa; William Wilson; Os Crimes da Rua Morgue; O Mistério de Marie Rogêt; A Carta Roubada; Metzengerstein; Nunca Aposte Sua Cabeça com o Diabo; O Poço e o Pêndulo; A Aventura sem Paralelo de um tal Hans Pfaall; O Escaravelho de Ouro; Uma Descida no Maelstrom; O Jogador de Xadrez de Maelzel. O que há de melhor em EAP, uma sucessão inacreditável de histórias clássicas, que já fazem parte do imaginário da literatura e, mais especificamente, do horror. Essas são as histórias que, provavelmente, mais influenciaram a literatura do gênero no século 20, dando origem a praticamente tudo o que se fez e se faz até agora. Uma leitura imprescindível para qualquer um que deseje entender a literatura fantástica. Uma série de histórias tiveram versões para o cinema. Baseado no conto William Wilson: O Estudante de Praga (Der Student von Prag), 1913, direção de Stellan Rye e Paul Wegener. Baseado no conto A Máscara Vermelha da Morte (ou A Máscara da Peste Vermelha): Die Pest in Florenz, 1919, direção de Otto Rippert; A Orgia da Morte (The Masque of the Red Death), 1964, direção de Roger Corman; Máscara Mortal (Masque of the Red Death), 1989, direção de Larry Brand; A Máscara da Morte Rubra (The Masque of the Red Death), 1990, direção de Alan Birkinshaw. Baseado no conto A Queda da Casa de Usher: O Solar Maldito (The Fall of the House of Usher), 1960, direção de Roger Corman; A Maldição da Casa do Diabo (The Fall of the House of Usher), 1982, direção de James L. Conway; El Hundimiento de La Casa Usher, 1983, direção de Jesús Franco; Nascido das Trevas (The House of Usher), 1988, direção de Alan Birkinshaw. Baseado no conto Os Crimes da Rua Morgue: O Fantasma da Rua Morgue (The Phantom of the Rue Morgue), 1954, direção de Roy Del Ruth; Os Assassinatos da Rua Morgue (Murders in the Rue Morgue), 1971, direção de Gordon Hessler; Assassinos da Rue Morgue (The Murders in the Rue Morgue), 1986, direção de Jeannot Szwarc. Baseado no conto O Poço e o Pêndulo: A Mansão do Terror (The Pit and the Pendulum), 1961, direção de Roger Corman; O Poço e o Pêndulo (The Pit and the Pendulum), 1991, direção de Stuart Gordon. Baseado no conto O Enterro Prematuro: Obsessão Macabra (Premature Burial), 1961, direção de Roger Corman. Baseado no conto O Gato Preto: Muralhas do Pavor (Tales of Terror), 1962, direção de Roger Corman (também com trechos de O Barril de Amontillado); The Black Cat, 1966, direção de Harold Hoffman; Dois Olhos Satânicos (Two Evil Eyes), 1989, direção de Dario Argento e George A. Romero.