Livros

Torre Negra, A (The Dark Tower) – 1982/2004, Stephen King. Ed. Objetiva (2004/ 2007).

O Pistoleiro – A Torre Negra Volume 1 (The Gunslinger). 221 páginas.
A Escolha dos Três – A Torre Negra Volume 2 (The Drawing of the Three). 415 páginas.
As Terras Devastadas – A Torre Negra Volume 3 (The Waste Lands). 526 páginas.
Mago e Vidro – A Torre Negra Volume 4 (Wizard and Glass). 813 páginas.
Lobos de Calla – A Torre Negra Volume 5 (Wolves of the Calla). 744 páginas.
A Canção de Susannah – A Torre Negra Volume 6 (Song of Susannah). 408 páginas.
A Torre Negra – A Torre Negra Volume 7 (The Dark Tower). 872 páginas.


Sem dúvida, um dos trabalhos mais impressionantes, não apenas de SK, mas da fc e fantasia modernas. King disse que pretendia elaborar um épico, e conseguiu. O ambiente tem elementos de faroeste, ficção científica e fantasia, com influências óbvias de O Senhor dos Anéis, entre outras. A Torre Negra em si é o ponto de sustentação de todos os universos paralelos, o local para o qual convergem os Feixes de Luz que sustentam as diferentes realidades.

 

Na Torre encontra-se o Rei Rubro, uma entidade do Mal que consegue espalhar seus tentáculos por todo o mundo, apesar de encontrar-se preso no local. Seus representantes são vários, ou um só com muitas aparências, e sua intenção é, aparentemente, instalar o caos para poder governar, ainda que, sem a sua sustentação, supõe-se que o universo não pode existir. A história segue o ritmo das histórias de jornadas, uma das formas mais antigas e espetaculares da ficção, e como ocorre nessas histórias as personalidades de Roland de Gilead, o pistoleiro, e de seus companheiros, vão se alterando, se moldando ao longo do trajeto. Eles crescem, passam a se conhecer melhor e uns aos outros, fortalecendo os elos que os unem e que, no início, não são assim tão firmes. O primeiro volume da saga foi publicado originalmente em capítulos no The Magazine of Fantasy and Science Fiction. Posteriormente, saiu em edição completa (1982), e com uma revisão realizada pelo autor em 2003. Apresenta o personagem central, o pistoleiro Roland Deschain de Gilead, perseguindo o "homem de preto", em sua busca pela Torre Negra, o centro do universo, o local para o qual convergem todos os mundos e dimensões.

 

O livro já começa a dar uma boa ideia da personalidade obsessiva de Roland e visões do mundo estranho em que ele vive, o mundo que "seguiu adiante", significando que ele passou por algum tipo de modificação que pode resultar no fim de tudo o que se conhece. O mundo é uma mistura de velho oeste norte-americano com tecnologias avançadas. Provavelmente, elas existiram num passado distante, e algumas ainda se mantêm. Em sua jornada, Roland vai encontrando os personagens que irão compor seu grupo, trazendo-os para seu mundo de mundos paralelos através de portas que encontra pelo caminho. Eles enfrentam não apenas os perigos desse mundo, mas seus próprios fantasmas interiores. Uma obra espetacular, elaborada ao longo da carreira de SK como escritor. É espetacular, também, a forma como o ambiente de A Torre Negra permeou grande parte da obra de SK, uma vez que ele só finalizou o sétimo e último volume em 2004. Entre outros livros do autor, as referências surgem em: O Talismã, A Casa Negra, A Coisa, A Dança da Morte, A Hora do Vampiro, Insônia, Os Justiceiros, Rose Madder e Os Olhos do Dragão.